História, perguntado por silvacat8598, 6 meses atrás

revoluçã gloriosa ingraterra

Soluções para a tarefa

Respondido por karolmontanari6
0

Resposta:

Tudo começou com descontentamento por parte dos ingleses perante o governo de um rei absolutista, a despeito de religiões já consolidadas, como a Anglicana. Considerando as demais como inferiores ao catolicismo, Jaime II privilegiou homens católicos na posse de cargos importantes, como na Universidade de Oxford.

O estopim veio com a invasão da Inglaterra por Guilherme de Orange em 1688, com o apoio de tropas holandesas. O detalhe é que Guilherme era sobrinho de Jaime e se uniu aos protestantes para destruir o reinado inglês. Com isso, o Rei Jaime II acabou perdendo seu trono, após ser derrotado na Batalha de Boyne em 1690.

Guilherme III, então, foi coroado e, como rei, prometeu respeito e defesa à Declaração de Direitos (Bill of Rights), cujo texto havia sido aprovado pelo Parlamento em 1689. O documento jurídico continha normas de direito individual dos cidadãos e limitações do poder dos governantes.

Quais as consequências da Revolução Gloriosa?

Queda de Jaime II do trono da Inglaterra, que foi substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).

substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.

substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.

substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.

substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.Igreja Anglicana consolidada como oficial do Estado

substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.Igreja Anglicana consolidada como oficial do EstadoCatólicos afastados da vida pública

substituído pela rainha Maria II e seu esposo Guilherme de Orange (que governou de fato).Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituído pela monarquia parlamentar constitucional.Poder monárquico controlado e fiscalizado pelo Parlamento, que obteve superioridade em relação à coroa britânica.Aumento do poder da burguesia, que dominava o parlamento britânico. Este fato foi amplamente favorável para estabelecer as bases políticas e econômicas para a futura Revolução Industrial na Inglaterra.Igreja Anglicana consolidada como oficial do EstadoCatólicos afastados da vida públicaCriação da Declaração de Direitos de 1689, documento elaborado pelo Parlamento Inglês, que estabelecia a superioridade do Parlamento sobre o rei. Além disso, o documento garantiu a propriedade privada, estabeleceu limites para a cobrança de impostos, além dos direitos para os cidadãos. Dois pontos importantes foram o poder do Parlamento frente ao soberano e veto aos católicos de ascensão ao trono e posições privilegiadas.

A Revolução Gloriosa é considerada como o fim da Revolução Puritana iniciada em 1640 por serem partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, poder do rei e o Parlamento, resultando no estabelecimento da monarquia parlamentar.

Devido ao fim do absolutismo e ascensão da burguesia ao poder, a Revolução Gloriosa abriu caminho para a Revolução Industrial.

Perguntas interessantes