revoltas da primeira República
Soluções para a tarefa
Explicação:
As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
Resposta: As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc. As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
A Revolta da Vacina
Ocorreu no Rio de Janeiro em 1904, o motivo dessa revolta foi a falta de informação da população sobre combate das doenças causas pela falta do saneamento básico com a vacina.O governo fez uma campanha obrigando todas as pessoas pobres que viviam em cortiços, pensões etc…. a tomarem essa vacina que previna a varíola a principal doença daquela época,pela falta de comunicação entre a população e o governo, iniciou-se um confronto bastante violenta entre esses dois lados .
A Revolta da Chibata
Foi um movimento social ocorrido no Rio de Janeiro em 22 de novembro de 1910.As pessoas que fizeram parte de movimento foram marinheiros que protestavam no mar a política que havia nas embarcações feitas pelo capitão.Após o castigo de uns dos marinheiros , que levou 250 chibatadas por tem ferido um colega em alto mar.
A Guerra de Canudos
Foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil.
A Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.Eles criticavam a Republica .