revolta social de 1905
a)causas
b)participantes
c)atitudes de governo
d)conseguencias e resultados
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a revolução social explodiu em 1905
carineamp15:
desencadeada pela derrota militar na guerra russo-japonesa. As manifestações e rebeliões que eclodiram em todo o país puseram em evidência a insatisfação que se avolumava entre a burguesia, as massas camponesas, o proletariado urbano e setores militares. Em 22 de janeiro de 1905, uma grande concentração pacífica para reivindicar reformas sociais, realizada na capital, São Petersburgo, foi dissolvida a tiros pelas tropas do czar.
A indignação cresceu e a tendência à revolução ganhou amplitude. Sucederam-se greves, atentados e motins que se propagaram aos núcleos industriais e às nações submetidas ao império czarista, como a Geórgia, Polônia e Finlândia. Aderiram ao movimento alguns setores das forças militares, como os marinheiros do encouraçado Potemkim, fundeado no porto de Odessa.
A burguesia dividiu-se em dois partidos legais, os constitucionais democratas (cadetes, das iniciais K.D.), que defendiam uma democracia liberal, e os outubristas, favoráveis a uma monarquia moderada. Os revolucionários, reunidos no clandestino Partido Social Democrata dos Trabalhadores Russos, de inspiração marxista, fortaleceram-se.
O movimento de 1905 acentuou as divergências entre duas tendências do Partido Social Democrata dos Trabalhadores Russos, provocadas por problemas de organização e de doutrina: os mencheviques (minoria) e os bolcheviques (maioria) dividiram-se em partidos separados.
Respondido por
2
a resposta é a letra a
Perguntas interessantes
História,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás