História, perguntado por lindalvaboavida4494, 6 meses atrás

Revolta do período regêncial cabanagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieldonato711
1

Resposta:Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).

Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil. A Guerra dos Cabanos teve participação de diversos setores da sociedade e o nome do movimento tem como referência as habitações dos ribeirinhos que era uma espécie de cabana.

A Independência do Brasil foi conquistada no dia 7 se setembro de 1822. No entanto, diversos grupos ainda favoráveis à manutenção da colônia ainda permaneciam na região da província do Grão-Pará. A população local, auxiliada pela elite, começou então a promover diversas ações na tentativa de expulsar os revolucionários portugueses.

Após as lutas, o governo regencial tomou de volta a província e os líderes do movimento – o jornalista João Batista Gonçalves Campos, os irmãos Vinagre, o fazendeiro Félix Malcher e seringueiro Eduardo Angelim – acabaram de fora das decisões políticas da região.

Este ato do governo regente gerou grande revolta na população local, pois esperavam que os líderes ocupassem algum lugar na administração do Grão-Pará. Para piorar os ânimos, a elite; que antes tinha apoiado as lutas pela expulsão dos portugueses; deram às costas para as novas revoltas de uma população que estava descontente com as dificuldades econômicas e sociais que passavam.

As situações citadas acima contribuíram para que fosse criado um movimento de independência que culminou na Cabanagem. Outros pontos que contribuíram para a revolta foram:

• Péssimas condições de vida da população que era principalmente formada por índios, nefros forros, escravos e mestiços;

• Abandono do Grão-Pará pelo governo recente;

• Elite desejava participar da política e administração da província;

• Desejo de independência em relação ao governo central.

A Cabanagem foi uma revolta iniciada a partir das inquietações da elite e população em geral que desejavam melhores condições de vida e maior participação na política regional. Esses interesses, entretanto, acabaram por se demonstrar contraditórios, o que impossibilitou um governo forte e duradouro.

Após o brigadeiro tomar Belém, diversos revoltosos foram presos e só foram anistiados depois que Dom Pedro II ascendeu ao trono. Cerca de 40 mil pessoas morreram durante o processo, entre pobres, negros e índios. Além disso, algumas tribos foram praticamente dizimadas.

Explicação:

Perguntas interessantes