revolta de Vila Rica data envolvidos motivos líderes e resultados
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos – nome de seu líder – foi um movimento que ocorreu em 1720, ou seja, durante o período do Ciclo do Ouro com o objetivo de mudar o Brasil economicamente e socialmente.
A Revolta de Vila Rica refletiu a insatisfação popular, gerada devido aos monopólios portugueses e a forte tributação. O objetivo dos participantes da revolta era implantar o regime republicano para que o país pudesse deixar de ser uma colônia de Portugal.
Durante o século XVIII, a região de Minas Gerais produzia muito ouro. A Coroa Portuguesa elevou bastante a taxa de impostos cobradas na região. Foi então que os portugueses instituíram o quinto, um imposto que dava à Coroa 20% de todo ouro extraído.
Felipe dos Santos Freire, considerado o líder da Revolta de Vila Rica, era um rico fazendeiro e tropeiro – dono de tropas de mulas que faziam transporte de mercadorias. Por ser um grande orador, atraía multidões formadas pelas camadas mais populares e da classe média de Vila Rica.
A Revolta durou quase um mês. Os envolvidos na rebelião estavam armados e chegaram a ocupar Vila Rica. O governador, Conde de Assumar, diante dessa grave situação chamou os revoltosos para negociar, solicitando que abandonassem suas armas.
Após acalmar os revoltosos, o Conde de Assumar prometeu atender seus pedidos. Os revoltosos aclamaram a vitória, depuseram as armas e voltaram para suas casas. A partir disso, o conde convocou cerca de 1500 soldados para que invadissem a vila e prendessem os rebeldes.
coloca melhor resposta favorrr