História, perguntado por jujuba1110, 1 ano atrás

Revolta da vacina (1904)

1)Quando ocorreu o movimento?
2)Onde ocorreu o movimento?
3)Quais foram as causa que determinaram a ocorrência do movimento?
4)Quem exerceu a liderança do movimento?
5)Quais foram as principais características do movimento?
6) Como terminou o movimento?

Soluções para a tarefa

Respondido por DiovanaFun12
12
1) A chamada "Revolta da Vacina" foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX

2)
na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

3)
o povo não foi esclarecido do que era a vacina e foram vacinados à força.

4)
Não houve uma liderança, ou seja, não tinha um líder. 
Foi uma reação popular contra o autoritarismo do governo devido ao processo de urbanização do Rio de Janeiro e é claro a reforma sanitária, que previa a vacinação obrigatória.

5)
A Revolta da Vacina ocorreu no período da República Velha, em 1904, no Rio de Janeiro. Ficou assim conhecida quando o governo impôs uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola. O povo, sem entender o que realmente era a medida, se negou a receber a dose, levando o governo a muitas vezes ter ações violentas. Entravam na casa das pessoas e davam a vacina a força, por exemplo. A população ficou completamente descontente, o que levou a revoltas e passeatas. O principal responsável pela campanha foi Oswaldo Cruz.
Suas principais características foram a revolta popular, passeatas e descontentamento geral.
Veja como estava a situação do Brasil naqueles dias:
"Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz" (Gazeta de Notícias, 14 de Novembro de 1904)

6)
No dia 16 de novembro de 1904 chegava ao fim a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro. O movimento, inciado no dia 10 do mesmo mês, aconteceu por conta da rejeição popular à vacina obrigatória contra a varíola, projeto proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. Por conta disso, as brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força. A resistência popular começou com uma manifestação estudantil e foi aumentando, chegando ao ponto de, no dia 13, tomar uma proporção que transformou o centro do Rio de Janeiro em campo de batalha. A população, que não tinha plena informação de como seria o processo de aplicação da vacina, depredou lojas, incendiou bondes, quebrou postes e atacou a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro. Por conta da revolta, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina e declarou estado de sítio no dia 16 de novembro. Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas. Depois, com a situação sob controle, o processo de vacinação foi reiniciado. Em pouco tempo, a varíola foi erradicada da então capital do Brasil. Espero ter ajudado


Perguntas interessantes