Revolta da vacina:
1-a) Onde ocorreu?
b)quando?
c) Qual Presidente governava o Brazil?
d) Doenças que eram comuns na capital nesse Periodo?
e)causa?
f) Envolvidos?
g) consequencias?
2-A Revolta Da Chibata
a) Quando ocorreu?
b) Qual Presidente governava o brasil?
c)envolvidos?
d)lider?
e)objetivos?
f)consequencias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Revolta da Vacina
Rio de Janeiro, em 1904, Presidente Rodrigues Alves, Surto de aríola, a peste bubônica e a febre amarela, revolta da população conta a vacina obrigatória imposta pelo governo. Envolvidos foram os sanitarias e a população. Mortes e disceminação das doenças.
Revolta da Chibata
1910, Hermes da Fonseca, Lider João Candido, marinheiros/ republicanos e cidadão brasileito. Revolta da popular contra a forma com que a marinha lidava com os marinheiros afrodescendetes e mulatos. Varias prisões e mortes.
Explicação:
Explicação:
1-
a) Rio de Janeiro
b) 10 e 16 de novembro de 1904
c) Rodrigues Alves
d) Varíola, Febre Amarela, Peste Bubônica
e) A grande quantidade de lixo acumulado pelas ruas do Rio de Janeiro causou a proliferação do vírus da varíola e também de ratos e mosquitos que são os transmissores de doenças graves, como a febre amarela e a peste bubônica. Essas doenças provocaram a morte de muitas pessoas anualmente
f) A população inteira
g)A Revolta da Vacina deixou um saldo de trinta mortes e mais de cem feridos. O castigo dos revoltosos variava desde castigos físicos, prisões e deportações para o Estado do Acre.
Com o fim da revolta o governo prosseguiu normalmente com as campanhas de vacinação.
2-
a) Novembro de 1910
b) Hermes de Fonseca
c)Os principais grupos envolvidos foram os marinheiros negros e marinha do brasil. Os grupos envolvidos na Revolta da Chibata foram os marinheiros afro-brasileiros e mulatos, no ano de 1910, em um contexto de recente abolição da escravidão.
d) João Cândido
e)reivindicar o fim dos castigos corporais que os oficiais cometiam contra os marujos de suas embarcações.
f)foi o despertar maior de uma consciência de classe e do empoderamento de pessoas marginalizadas na população da época. Com essa revolta, esses indivíduos levantam sua voz e denunciam os abusos cometidos contra eles por seus superiores.