História, perguntado por accxavier1405, 1 ano atrás

Revolta da chibata

Local
Data
Líder
Motivos
Desfecho

Soluções para a tarefa

Respondido por AZUNA
126
Local : Rio de Janeiro Data : 22 de novembro de 1910 a 1912 Líder:João Cândido(almirante negro) Motivo: um marinheiro iria ser punido com 250 chibatadas e toda a tripulação foi convocada para ver a punição, porém os marinheiros indignados, iniciaram os preparativos para um motim, tendo João Cândido, como líder do movimento. Desfecho:O presidente Hermes da Fonseca resolveu aceitar o ultimato dos revoltosos. Porém, após os marinheiros terem entregues as armas e embarcações, o presidente solicitou a expulsão de alguns revoltosos. A insatisfação retornou e, no começo de dezembro, os marinheiros fizeram outra revolta na Ilha das Cobras. Esta segunda revolta foi fortemente reprimida pelo governo, sendo que vários marinheiros foram presos em celas subterrâneas da Fortaleza da Ilha das Cobras. Neste local, onde as condições de vida eram desumanas, alguns prisioneiros faleceram. Outros revoltosos presos foram enviados para a Amazônia, onde deveriam prestar trabalhos forçados na produção de borracha. O líder da revolta João Cândido foi expulso da Marinha e internado como louco no Hospital de Alienados. No ano de 1912, foi absolvido das acusações junto com outros marinheiros que participaram da revolta.
Respondido por pabloribeirolr
14

Mesmo após 20 anos do fim da escravidão no Brasil, os marinheiros ainda sofriam maus tratos e recebiam chibatadas.

João Cândido, um marujo que se tornaria conhecido como Almirante Negro, mudaria de vez essa história. Filho de ex escravos, ele ingressa na marinha ainda adolescente e ganha muita experiência em viagens internacionais.  Aos poucos torna-se um líder entre os companheiros.

No Brasil, os castigos corporais já haviam sido abolidos pelo exército, mas um decreto permitia à Marinha aplicar 25 chibatadas em infratores.

Em 21 de novembro de 1910, o marinheiro Marcelino Menezes é chicoteado 250 vezes e no dia seguinte, a Revolta da Chibata explode.

Liderados por João Cândido, os marinheiros escrevem uma carta ao presidente exigindo o fim da chibata. Caso contrário, a cidade do Rio de Janeiro seria bombardeada.

Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/2447720

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes