História, perguntado por thaby11, 1 ano atrás

Revolta da chibata conclusão

Soluções para a tarefa

Respondido por DanielC1991
81
Foi um protesto feito pelos marinheiros, que quando cometiam algum erro eram castigados com 25 chibatadas.Eles queriam acabar com essa tortura, então eles mandaram um comunicado para o presidente pedindo o fim da tortura e melhorias na alimentação.
Seu pedido foi atendido e a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que acabava com as chibatadas e perdoava os revoltosos.
Essa rebelião ficou conhecida como Revolta da Chibata e ocorreu em 22/11/1910.
No dia 09/12/1910 explodiu outra rebelião, mas desta vez o Governo estava decido a acabar com os marinheiros revoltosos. Vários marujos foram mortos e capturados, um desses cujo nome era João Cândido era um dos únicos almirantes negros da época. Ficou conhecido como Almirante Negro, ele ficou preso numa masmorra na Ilha de Cabras.


Espero ter ajudado

thaby11: Ajudou bastante, muito obrigado.
Respondido por ojosnegros
42

Ola boa noite!


Vamos a um resumo para melhor entendimento! Ok....


Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro.


Quando: 22 de novembro de 1910


Onde ocorreu: Na cidade do Rio de Janeiro.


Quais as causas: As causas que deram início a esta revolta foi pelo fato do Marinheiro Marcelino Rodrigues ter recebido 250 Chibatas, com isso a revolta estava formada por parte dos revoltos.


Quem exerceu a liderança: João Cândido, conhecido também como Almirante Negro.


Principais características do movimento: Consistia em acabar de vez com os castigos em que eles eram submetidos e a exploração da rotina diária do trabalho dos escravos, que eram os negros foram libertos ou seja que se tornaram marinheiros. Acabar com os castigos físicos ou seja punir as chibatatas e os maltratos, que eram castigos comuns na época.


Como terminou: bom esse movimento acabou com a prisão de vários dos amotinados, o Almirante Negro teve que passar dois anos na cadeia, morreu pobre e a família teve que aguardar por indenização, já que o mesmo foi anistiado.



Consequencias: Mais de duzentas pessoas foram mortas entre elas existiam aqueles feridos e amotinados, muitas pessoas foram expulsam depois da revolta aproximadamente 2 mil.


↔ Conclusão: A revolta da chibata foi um movimento com represálias aos marinheiros negros recém libertos, onde quando não cumpriam com as ordens eram severamente castigados com chibatadas e explorados com jornada de trabalho longas...



Bons estudos!

Perguntas interessantes