revolta/ano/província/líderes/ grupo social revoltado/causas/resultados/revolta dos Beckman/Guerra dos Mascates/guerra dos Emboabas /e revolta de Felipe dos Santos
pessoal Precisava dessa resposta exatamente agora podem me ajudar
Soluções para a tarefa
A Revolta dos Beckman ocorreu entre os anos de 1684 e 1685, na província maranhense de São Luís. Os chamados ''homens-bons'' lideraram a revolta pois sentiam-se extremamente insatisfeitos com a forma com que a Coroa regia o comércio local, culminando na vinda de algumas esquadras portuguesas, que controlaram a situação punindo os revoltosos.
A Guerra dos Mascates deu-se nos anos de 1710 e 1711, no estado de Pernambuco, devido à insatisfação dos grandes produtores de açúcar com as políticas em relação à atividade comercial na região. A revolta só teve seu final quando a Coroa portuguesa nomeou um novo chefe governante para a região.
A Guerra dos Emboabas durou de 1707 à 1709 e ocorreu na região de Minas Gerais entre os mineiros e os emboabas devido à disputa pela exploração de minas de ouro que haviam sido descobertas recentemente. Os bandeirantes foram derrotados e foram criadas as capitanias de São paulo e Minas de ouro.
A Revolta de Felipe dos Santos foi deflagrada em 1720 em consequência das inúmeras tributações e da exploração exercida por Portugal sobre a mineração na região de Minas Gerais. O fim da revolta ocorreu quando Portugal reagiu violentamente, ordenando a morte de Felipe dos Santos e até mesmo queimando a casa de inúmeros dos revoltosos.
Espero ter ajudado, bons estudos.
O Brasil colonial foi marcado por diversas revoltas, trazendo muitas tensões e disputas dentro da colônia. Neste contexto podem ser destacadas:
Revolta: Revolta dos Beckman
Ano: 1684
Província: Maranhão
Líderes: Manoel e Thomas Beckham
Grupo social revoltado: comerciantes e senhores de engenho
Causas: monopólio da Companhia do Comércio do Maranhão e a proibição da escravização dos indígenas.
Resultados: prisões e morte dos irmãos Beckham, extinção da Companhia de Comércio do Maranhão e retorno da permissão da escravização dos indígenas.
Revolta: Guerra dos Mascates
Ano: 1710- 1711
Província: Pernambuco
Líderes: Leonardo Bezerra, seus filhos e outros senhores de engenho
Grupo social revoltado: Senhores de Engenho da Cidade de Olinda
Causas: emancipação de Recife e luta por poder político e econômico.
Resultados: Portugal manda reprimir os revoltosos de Olinda e envia um novo governador para a região, Recife foi elevada à categoria de vila e torna-se a capital do Recife.
Revolta: Guerra dos Emboabas
Ano: 1707-1709
Província: Minas Gerais
Líderes: Manuel Bora Gato (paulista) e Manoel Nunes Viana (emboaba)
Grupo social revoltado: bandeirantes e forasteiros (pessoas vindas de outros lugares da colônia ou não).
Causas: disputa pela exploração das minas de ouro.
Resultados: confronto violento, onde os paulistas retiraram- se da região.
Revolta: Revolta de Felipe dos Santos
Ano: 1720
Província: Minas Gerais
Líderes: Felipe dos Santos
Grupo social revoltado: Mineradores
Causas: alto preços dos alimentos e a criação das Casas de Fundição.
Resultados: a revolta foi duramente reprimida pelas autoridades metropolitanas e houve esquartejamento do seu principal líder. Em 1720, houve a separação a pedido da metrópole, da região das minas em relação a São Paulo, sendo criada a Capitania de Minas Gerais.
As revoltas coloniais tinham caráter nativista (insatisfação administrativa) e separatistas (desejavam a separação em relação à Metrópole). Elas eram fruto da insatisfação e da exploração por parte da metrópole.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17141945