(Revista da Semana, 02 de outubro de 1904. “Espetáculo para breve nas ruas desta cidade. Oswaldo Cruz, o Napoleão da seringa e da lanceta (bisturi), à frente de suas forças obrigatórias, será recebido e manifestado com denodo (bravura) pela população”. .) a) O que está acontecendo na cena? ___________________________________ b) Quem será o indivíduo com chapéu de médico e uma lança nas mãos, “montado” numa seringa? c) Como o povo recebe os médicos? ___________________________ d) Por que a população do Rio de Janeiro se revoltou contra a vacinação obrigatória contra a varíola em 1904? _____________________________________________ e) Em sua opinião, a população do Rio de Janeiro foi ignorante ao se revoltarem contra a vacinação obrigatória contra a varíola ou a revolta foi uma forma legítima de manifestar os descontentamentos com as autoridades políticas? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) conflito da revolta da vacina
B) Oswaldo cruz
C) De forma erroneamente violenta e Reativa.
D) Porque, até então, não era comum o uso da ciência como forma de tratamento popular. As ações de saúde e higiene da população foram mal vista muito por um caráter de desconhecimento científico da população. Por sua obrigatoriedade, causou medo e revolta.
É) A população do Rio de Janeiro não foi ignorante. A informação na época não era tão bem difundida e, mesmo assim, devemos entender que grande parte da população na época era de pessoas sem nenhum tipo de educação, não frequentava a escola e o principal saber era baseado em interações impiricas. O desconhecimento (que é diferente de ignorância) sobre um assunto de caráter ciencifico que leva a alienação e revolta. Isso era de se esperar. A resistência é algo jato do ser humano a tudo aquilo que (mesmo que imaginativamente) pode causar medo.