Português, perguntado por Matheusdonizetealves, 1 ano atrás


Revista Bula – Você tem algum método de trabalho permanente, periódico, ou escreve somente quando baixa a inspiração?

Vinicius de Moraes – É, eu escrevo somente quando a coisa vem. Teve uma época da mocidade, até aí pelos 30 anos, em que eu escrevia muito, tinha necessidade, aquela compulsão de pegar o papel e sentar para escrever. Até os 40 anos foi mais ou menos assim. Depois começou a escassear, a rarear. E veio o período de música popular, que foi muito importante para mim.

LEITE, Carlos Willian. A última entrevista de Vinícius de Moraes. Revista Bula, 1979. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2016.

Considerando as características de um texto que nasce de uma entrevista (fonte, entrevistado, entrevistador, assunto, verbos), a alternativa que melhor reescreve o texto lido em discurso indireto é

(A)
Quando Bula perguntou a Vinicius de Moraes se ele teve algum método de trabalho permanente, periódico ou se escrevia quando inspirado, Vinicius disse que escrevia apenas quando a coisa vinha. Disse que escreveu muito até os 30 ou 40 anos. Depois parou por causa da música popular.

(B)
Ao ser questionado pela revista Bula sobre o método de produção de seus textos, Vinicius de Moraes alegou que, até os 40 anos, escreveu com muita facilidade. Depois disso, a escrita foi ficando rara.

(C)
Bula pergunta a Vinicius de Moraes sobre método para escrever. O poeta disse que era inspirado, mas depois perde essa habilidade, a qual se dissolveu com o início da música popular no Brasil.

(D)
Vinicius de Moraes alega que, até a chegada da música popular, ele foi um homem muito inspirado, que escrevia a toda hora sobre qualquer coisa, era só pegar um papel e pronto. Essa habilidade foi reforçada quando se desenvolve a música popular no Brasil.

(E)
Vinicius de Moraes, ao ser questionado pela revista Bula quanto aos métodos utilizados para escrever seus textos, disse que, no início, escrevia com facilidade, mas que, depois da música popular, sua inspiração aumentou.

Soluções para a tarefa

Respondido por samuelpatini2004
2

Resposta:(B)

Ao ser questionado pela revista Bula sobre o método de produção de seus textos, Vinicius de Moraes alegou que, até os 40 anos, escreveu com muita facilidade. Depois disso, a escrita foi ficando rara.

Explicação:

Respondido por thaissacordeiro
1

A alternativa correta é a letra B: Ao ser questionado pela revista Bula sobre o método de produção de seus textos, Vinicius de Moraes alegou que, até os 40 anos, escreveu com muita facilidade. Depois disso, a escrita foi ficando rara.

A questão fala sobre como Vinicius de Moraes escrevia. O autor relata que até os 30 anos escrevia muito, sentia necessidade de sempre colocar as suas ideias no papel. Porém que depois dos 40 anos escrever não foi tão fácil.

Para passar a entrevista de Vinicius de Moraes para o discurso indireto é preciso usar a terceira pessoa do singular "ele".

Os tipos de discurso são:

O discurso direto é a fala da própria pessoa que atua.

O discurso indireto há uma interferência do narrador na fala da personagem.

E por fim, o discurso indireto livre apresenta tanto a intervenção do narrador, quanto das personagens. Isto é, uma mistura de indireto com direto.

Leia mais sobre Vinicius de Moraes em https://brainly.com.br/tarefa/13600863

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes