Revise e reflita
1. Quais informações você achou mais interessantes?
2. Você sentiu dificuldade em entender algum assunto? Qual? Por quê?
3. Se ainda tiver dúvida ou dificuldade em algum assunto, anote-a e depois a apresente ao professor.
Avalie seu aprendizado
1. No caderno, elabore um esquema do Sistema Solar, representando os astros que o compõem e descrevendo as principais características de cada planeta.
2. Onde o Sistema Solar está localizado no Universo? Descreva o que são as galáxias.
3. Explique as principais fases do ciclo de vida de uma estrela.
4. Como as diferentes leituras do céu se relacionam às distintas culturas das sociedades? Comente alguns exem- plos, buscando explicar o uso de interpretações astronômicas para a organização de atividades humanas.
5. Elabore um pequeno texto para explicar o que são estrelas e constelações, justificando a importância do movimento aparente delas no céu para a construção do conhecimento humano.
6. Diferencie cometas, asteroides, meteoroides e meteoritos.
7. O que é Arqueoastronomia? Explique esse ramo da ciência e as estratégias utilizadas para seus estudos.
8. Escolha uma das linhas de pesquisa da Astrobiologia, apresentadas nesta unidade, e pesquise como ela se relaciona com a busca por vida em outros astros.
9. Explique a hipótese da evolução química para o surgimento da vida na Terra. Como a compreensão dessa hipótese se relaciona com as pesquisas de busca por vida fora da Terra?
10. Quais são as principais características de um ser vivo?
11. Quais são as condições necessárias para a existência de vida?
12. Elabore no caderno um pequeno texto a respeito da viabilidade da sobrevivência de vida humana fora da Terra. Comente as limitações físicas e químicas, os períodos de tempo envolvidos e as tecnologias hoje disponíveis.
13. Explique o conceito de zona habitável e comente algumas evidências que indicam condições para a ma- nutenção da vida em outros corpos celestes.
14. Considerando as características do espaço sideral, explique como os astronautas podem sobreviver em viagens espaciais e estações espaciais.
15. Quais são as características que os trajes espaciais devem ter para manter o corpo humano vivo fora da Terra?
ajudemmm pfvrrr, preciso pra hj!!!
Soluções para a tarefa
Resposta: 1- O funcionamento da energia solar acontece da seguinte maneira: os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Essa é transportado até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico.
2- Em partes;
3- Se ela é uma energia solar pq possui um alto custo de aquisição?
Porque energia solar não pode ser aproveitada durante a noite?
Qual a dificuldades de incentivos no Brasil?
Porque ela possui baixa capacidade de armazenamento?
Avalie seu aprendizado:
1) Planeta Solar: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno Urano e Netuno- ( procure um desenho e cole )
2) A principal e mais conhecida galáxia é a Via Láctea, justamente onde está localizado o Sistema Solar e o planeta Terra. A formação das galáxias está atrelada ao processo de origem do Universo. Essas estruturas evoluem por meio da ação de diversos fenômenos astronômicos. Galáxia é uma grande estrutura formada por vários corpos celestes. A sua evolução e transformação foi descoberta pela ciência ao longo do processo de modernização dos estudos astronômicos. Porém, ainda há um conjunto de hipóteses relacionadas às galáxias que não foram comprovadas cientificamente. As galáxias são classificadas conforme o seu formato. A principal e mais conhecida galáxia é a Via Láctea, justamente onde está localizado o Sistema Solar e o planeta Terra. A formação das galáxias está atrelada ao processo de origem do Universo. Essas estruturas evoluem por meio da ação de diversos fenômenos astronômicos. "Além disso, com o desenvolvimento das novas tecnologias, essa ciência se tornou informatizada, possuindo telescópios capazes de fotografar milhares de estrelas e gerar imagens muito nítidas, sondas vasculham o espaço próximo, produzindo uma série de informações que elevam a qualidade da pesquisa astronômica.
3- A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice. A forma como cada uma dispende essa parte de sua vida depende fundamentalmente de sua massa. A morte de uma estrela pode ocorrer de diferentes formas, geralmente associadas com o seu tipo de vida.
4- Os mitos indígenas são totalmente aplicáveis naquela sociedade em questão, não possuem nem mais, nem menos valor do que uma teoria científica. São diferentes leituras de mundo que permitem interpretações de fenômenos da natureza e que sustentam a vida em comunidade. "Além disso, com o desenvolvimento das novas tecnologias, essa ciência se tornou informatizada, possuindo telescópios capazes de fotografar milhares de estrelas e gerar imagens muito nítidas, sondas vasculham o espaço próximo, produzindo uma série de informações que elevam a qualidade da pesquisa astronômica. Sendo assim, a Astronomia atualmente é uma ciência bastante consolidada no mundo contemporâneo, pois o espaço sempre despertou muito interesse e a tecnologia atual favorece a busca de conhecimento sobre ele."
5- Constelação representa um conjunto de estrelas e objetos celestes numa determinada região do céu. As principais constelações astronômicas que existem no universo e vistas do planeta Terra são:
1- Andrômeda,2- Cruzeiro do Sul, 3- Ursa Maior, 4- Ursa Menor; 5-Cão Maior; 6- Cão Menor; 7-Pégaso; 8- Fênix e 9-Constelação de Órion.
6- De maneira simples, podemos dizer que a diferença entre um asteroide e um cometa é que os asteroides são rochosos e compostos por metais e minerais, enquanto os cometas são compostos de gelo e poeira e produzem uma característica única: uma cauda de gases à medida que se aproximam do Sol.
Tanto os asteroides como os cometas podem perder algum pedaço, que fica à deriva no espaço e é chamado de meteoroide.
Quando entra na atmosfera da Terra em alta velocidade e temperatura, esse meteoroide gera um rastro luminoso no céu e passa a se chamar meteoro, o qual conhecemos também como estrela cadente.
Se algum fragmento celeste ultrapassar a atmosfera e atingir a superfície terrestre, ele leva o nome de meteorito.
7- A Arqueoastronomia é uma ciência recente que procura entender como os fenômenos astronômicos influenciavam o cotidiano dessas sociedades, a partir da análise dos vestígios deixados por elas, como ruínas de edificações, calendários, pinturas e mitologia. Sua estratégia naturalmente, as diferentes culturas atribuem significados distintos a um mesmo evento astronômico, uma vez que cada uma possui sua própria estratégia de sobrevivência, que se reflete na adequação entre as atividades de subsistência e o ciclo das estações, as constelações sazonais, por exemplo, podem ter significado e utilidade diferente para cada uma delas.
8- Estes vestígios são caracterizados como artefatos de várias naturezas, construções, obras de arte, alterações no meio ambiente, etc. Uma hipótese ainda mais especulativa colocada por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Kyoto (Japão) relaciona uma grande glaciação que transformou a Terra em uma grande bola de neve entre 550 e 700 milhões de anos atrás com um período da história da Via Láctea em que ocorreram muitas explosões de supernovas os restos desses cadáveres de estrelas teriam formado nebulosas negras que, ao chegar às imediações do Sistema Solar, perturbaram a heliosfera, uma bolha magnética gigantesca que detém boa parte da poeira e dos raios cósmicos que chegam do meio interestelar de acordo com os cientistas japoneses, a interação dos raios cósmicos com a troposfera e a ocultação da radiação solar teriam produzido um esfriamento da atmosfera e a conseguinte glaciação.
9- Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida, entretanto a origem da vida no planeta Terra é, sem dúvidas, um assunto que intriga toda a humanidade. Várias já foram as hipóteses criadas para explicar tal evento, porém até os dias atuais nenhuma foi completamente comprovada.
"De forma independente, os cientistas Oparin e Haldane levantaram uma hipótese que é hoje considerada a mais aceita de origem da vida. Eles propuseram que a atmosfera primitiva da Terra apresentava compostos que sofreram a ação de raios e da radiação ultravioleta, dando origem a moléculas simples. Essas moléculas orgânicas ficavam nos oceanos primitivos, formando uma espécie de “sopa primitiva”."
10- As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.
11- Os elementos que proporcionam a propagação da vida são temperatura, água e oxigênio, indispensável para qualquer ser vivo.
12- Cientistas acreditam ter dado mais um passo na busca de vida fora da Terra. Em um universo com trilhões de milhões de planetas observáveis, é preciso definir filtros para direcionar a procura - e um estudo publicado nesta quarta-feira (1º) propõe um critério para essa seleção: planetas com superfície rochosa, que recebam radiação ultravioleta (UV) suficiente para desencadear reações químicas como as que aconteceram por aqui. Nos debates astronômicos atuais, já se fala em necessidade de água e de moléculas de carbono. Os pesquisadores agora defendem que se leve em conta também a quantidade de energia que o planeta recebe de seu sol para a produção de moléculas fundamentais para a vida, Eles podem citar a existência de água, temperaturas amenas, presença de atmosfera, campo magnético, entre muitas possibilidades.
13- Na astronomia, o termo “zona habitável” é usado para definir a região de um sistema estelar em que as condições permitem, em teoria, a existência da vida. O conceito é simples: para que um mundo possa sustentar a vida como a conhecemos, ele precisa de água líquida e temperaturas adequadas, entre outros fatores.
14- Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. Não obstante, os astronautas têm de fazer a higiene pessoal, ir à casa de banho, comer, beber e manter-se em forma e saudáveis.
15- O traje precisa ainda oferecer uma temperatura confortável ao corpo humano – no espaço, a temperatura pode variar de 120 ºC a -100 ºC – e proteger o astronauta dos altos níveis de radiação do ambiente espacial.
Explicação: