REVISÃO SOBRE OS CONCEITOS BÁSICOS
1) O que é SEMÂNTICA nas linguagens de programação?
•É a forma que se escreve as palavras que o computador é capaz de entender.
•É a tarefa que se espera que o programa realize.
•É a estrutura do código.
•É uma biblioteca que se importa para o programa.
•São os símbolos dos códigos.
2) Qual símbolo devemos colocar no final da maioria das linahs de código do arduino?
• :
• ...
• .
• ;
• ^^
3) Quando utilizamos o símbolo # na programação do arduino estamos importando um(a):
• Função
• Biblioteca
• Objeto
• Símbolo para os códigos
• Variável
4) O que é SINTAXE nas linguagens de programação?
• É a tarefa que se espera que o programa realize.
• É a estrutura do código.
• É a forma que se escreve as palavras que o computador é capaz de entender.
• É uma biblioteca que se importa para o programa.
• São os símbolos dos códigos.
NOSSO PROJETO: DISPENSER ÁLCOOL EM GEL AUTOMÁTICO
5) Qual peça vamos utilizar pressionar a válvula do dispenser?
• Protoboard.
• Resistor.
• LED.
• Sensor ultrassônico.
• Servo.
6) Qual peça vamos utilizar para detectar a distância dos objetos?
• Resistor.
• Servo.
• Protoboard.
• LED.
• Sensor ultrassônico.
7) Qual plataforma vamos utilizar?
• Arduíno
• Celular
• Tablet
• Raspberry Pi.
• Computador
8) Imagine que estamos com um LED conectado na porta 10 do ARDUINO, seu desafio é fazer com que esse LED fique piscando com 2 segundos de intervalo. Escreva um programa na linguagem do arduino que realize essa tarefa nas linhas abaixo.
Soluções para a tarefa
1) O que é SEMÂNTICA nas linguagens de programação?
- É a forma que se escreve as palavras que o computador é capaz de entender.
2) Qual símbolo devemos colocar no final da maioria das linahs de código do arduino?
- ; (ponto e vírgula)
3) Quando utilizamos o símbolo # na programação do arduino estamos importando um(a):
- Biblioteca
4) O que é SINTAXE nas linguagens de programação?
- É a estrutura do código.
5) Qual peça vamos utilizar pressionar a válvula do dispenser?
- Servo.
6) Qual peça vamos utilizar para detectar a distância dos objetos?
- Sensor ultrassônico.
7) Qual plataforma vamos utilizar?
- Arduíno
8) Imagine que estamos com um LED conectado na porta 10 do ARDUINO, seu desafio é fazer com que esse LED fique piscando com 2 segundos de intervalo. Escreva um programa na linguagem do arduino que realize essa tarefa nas linhas abaixo.
void setup()
{
pinMode(10, OUTPUT);
}
void loop()
{
digitalWrite(10, HIGH);
delay(2000);
digitalWrite(10, LOW);
delay(2000);
}
// Espero ter ajudado :)
// Se poder marque como melhor resposta!!