retorno de d. joão VI a portugal?
Soluções para a tarefa
ESPERO TER AJUDADO.
A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto. 1820 convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado. As principais mudanças na cidade do Rio de janeiro com o estabelecimento da família real foram:
Construção de ruas mais largas, jardins, praças, casarões para abrigar a nobreza. Foram instaladas importantes órgãos político-administrativas como o conselho de estado, e a intendência da polícia, o erário régio, o banco do Brasil a casa da moeda a imprensa Régia, (jornais eram proibidos na colônia); O Horto real; a biblioteca e o teatro real; faculdade de medicina, direto e de belas artes.
O que significou para a colônia brasileira o Brasil se tornar Reino Unido a Portugal:
Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de Reino. Essa medida foi necessária para que Portugal pudesse participar do Congresso de Viena, na Áustria.
De que maneira podemos entender as reformas joaninas como parte do processo de independência brasileira:
Os historiadores afirmam que essa transferência da corte para o Rio de janeiro contribuiu para adiantar a independência do Brasil.