Retorne à Figura 1, observe as informações e responda às questões: a) Identifique o tipo de respiração dos organismos representados. b) Considerando a respiração do vertebrado, é possível afirmar que a tentativa de mudança de aquário está relacionada à ausência de outros seres no mesmo ambiente? Justifique a sua resposta. c) Identifique um organismo que poderia ser transferido do aquário maior para garantir a sobrevivência do vertebrado no aquário menor. Explique a sua escolha
Soluções para a tarefa
1) a) Tanto os peixes como a estrela do mar realizam a respiração do tipo branquial, ou seja, captam o oxigênio da água através das brânquias. Já as plantas aquáticas realizam respiração por difusão, captando o dióxido de carbono pelos tecidos e liberando oxigênio.
b) Sim, pois no segundo aquário não há nenhum outro ser vivo com quem ele possa se relacionar ou até mesmo que contribua para que o ambiente seja habitável.
c) O organismo que poderia ser transferido para o aquário menor são as plantas aquáticas, pois elas ajudam a oxigenar o ambiente, já que libera oxigênio na sua respiração, e pode ajudar na sobrevivência do peixe.
1)A) A respiração branquial é comum a peixes e estrelas. Esses organismos recebem a água que traz o oxigênio necessário para sua respiração. Já as plantas aquáticas fazem a respiração por difusão, também por meio dos gases presentes na água.
B) Sim, pois em um aquário com outros organismos vivos ele tem que competir por recursos, como os gases presentes na água.
C) Se as plantas aquáticas também fossem transferidas elas auxiliariam a gerar oxigênio para os vertebrados, pois elas liberam oxigênio no processo de fotossíntese.