Retornando agora ao tema "o que é literatura", gostaria de propor algumas reflexões para iniciar o debate, porém de forma inversa:
a) Por que literatura NÃO é apenas colocação da linguagem em primeiro plano?
b) Por que o conceito de ficção NÃO recobre todo o campo literário?
c) Por que intertextualidade NÃO define a literatura?
d) Por que a relação entre literatura e ideologia é ambígua?
E uma questão mais subjetiva:
e) Você acha que literatura é uma instituição baseada na possibilidade de tudo dizer? Justifique.
Soluções para a tarefa
Olá,
A) A literatura é conhecida como a arte da linguagem, utilizando-e dela para criar algo com estética. Partindo dessa premissa básica temos a ideia de que a literatura não é apenas colocar a linguagem em primeiro plano, mas utilizá-la como ferramenta para expressar aquilo que o escritor sente.
B) Na literatura há diversas produções, havendo aquelas cuja categoria é "literatura de não ficção", ou seja, as biografias, os relatos e produções literárias baseadas em histórias reais. Há sempre algum elemento de realidade, mesmo na ficção.
C) Intertextualidade não define literatura porque sempre há espaço para o novo. A ideia de que um texto se parte de um já existente é uma verdade parcial; sempre há ideias e estilos novos.
D) Nem sempre há autores que querem expressar sua ideologia através da literatura, sendo que há muitos pós-modernistas que afirmam que a literatura é independente da ideologia, enquanto que a ideologia depende da literatura.
E) Sim, a literatura é o instrumento que dá voz há quem quer que queira dizer algo, seja um romancista ou alguém que queira passar uma mensagem ao mundo.
Espero ter ajudado!