Filosofia, perguntado por gustakrff, 11 meses atrás

retórica de Platão ?

Soluções para a tarefa

Respondido por interstellar23
5
Para Platão, a Retórica não pode ser considerada uma Arte, mas apenas uma espécie de rotina para produzir prazer e satisfação ao corpo, um simulacro da justiça. Para Platão a retórica pertence à adulação, assim como a culinária, a sofistica e as indumentária. “A meu ver, essa prática compreende várias modalidades, uma das quais é a culinária, que passa, realmente, por ser arte, mas que eu não considero como tal, pois nada mais é do que empirismo e rotina. Como partes da mesma incluo também a retórica, o gosto da indumentária e a sofistica…”.

Para Platão existem duas artes, uma vez que existem dois domínios diferentes, o corpo e a alma. A arte da alma Platão define como política que podemos dividir em legislação e justiça, já a arte do corpo teremos duas definições, a ginástica e a medicina. Para Platão a adulação só visa o prazer, sem preocupar-se com o bem. “nego que seja arte; não passa de rotina, pois não tem a menor noção dos meios a que recorre, nem de que natureza possam ser, como não sabe explicar a causa deles todos. Não dou o nome de arte ao quecarece de razão”.

Assim a retórica seria apenas um simulacro da justiça que busca apenas o prazer sem se preocupar com o bem A justiça por sua vez seria a verdadeira Arte, se preocupando com o bem e não apenas com os prazeres.

Respondido por alessandra7578
1
A linguagem é para Platão, da ordem da retórica e não da ordem do conhecimento. ... A dupla abordagem que Platão faz da retórica, nomeadamente nos seus diálogos Górgias e Fedro, reflete precisamente isso. O ponto de partida é o mesmo, a saber, o de que a retórica é algo de instrumental.
Perguntas interessantes