História, perguntado por lc0183641, 6 meses atrás

Retome a leitura da carta de Pero Vaz caminha do título do livro de Hans staden e do trecho do livro de que a casa era apresentado neste módulo com base nessas informações explique como a cultura indígena é representada por cada um dos autores das obras​

Soluções para a tarefa

Respondido por sophianunes7b
22

Resposta:

  A descrição de Caminha, caracterizada por certo fascínio pelas pessoas de costumes tão diferentes que encontrou, não foi a única. A respeito dos habitantes nativos do Brasil, diversos outros relatos foram feitos por europeus, expressando, muitas vezes, repúdio a hábitos considerados cruéis e selvagens.

  Staden, por ter assistido ao rito antropofágico, entendia os nativos americanos como selvagens e bárbaros. O título original de seu livro, atualmente com o nome "Duas Viagens ao Brasil", publicado inicialmente em 1557, expressa esse posicionamento: História Verídica e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos visto que Hans Staden, de Homberg, em Hessen, a conheceu por experiência própria, e que agora traz a público com esta impressão.

  Ainda que distintas, tanto a percepção de Caminha quanto a de Staden em relação aos povos indígenas brasileiros vêm carregadas de suas próprias experiências e do olhar europeu, cuja cultura era muito diferente, já que havia o costume de se vestir, práticas de guerra com objetivos distintos dos nativos americanos, outra percepção do trabalho, etc.

  Ao observar as práticas culturais e cotidianas indígenas e julgá-las levando-se em conta a sua própria cultura, os europeus mostraram estranhamento, não considerando que os costumes dos povos originários tinham suas particularidades, como o intenso contato com a natureza, a estruturação de seus hábitos de acordo com suas necessidades, entre outras.  

  Já Kaká Werá, indígena guarani, em seu livro A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio, afirma que o indígena "[...] teceu e desenvolveu sua cultura e civilização intimamente ligado à natureza. A partir dela, elaborou tecnologias, teologias, cosmologias, sociedades, que nasceram e se desenvolveram de experiências, vivências e interações com a floresta, o cerrado, os rios, as montanhas e as respectivas vidas dos reinos animal, mineral e vegetal".

Espero ter ajudado! ;)

Perguntas interessantes