Retiraremos do discurso em que, a 15 de março de 1844, Lord Ashley apresentou a sua moção sobre a jornada de 10 horas à Câmara dos Comuns alguns dados que não foram refutados pelos industriais sobre a idade dos operários e a proporção de homens e mulheres. [...] Sobretudo o trabalho das mulheres desagrega completamente a família; porque, quando a mulher passa cotidianamente 12 ou 13 horas na fábrica e o homem também trabalha aí ou em outro emprego, o que acontece às crianças? Crescem, entregues a si próprias como a erva daninha, entregam-nas para serem guardadas fora [..], e podemos imaginar como são tratadas. É por essa razão que se multiplicam de uma maneira alarmante, nos distritos industriais, os acidentes de que as crianças são vítimas por falta de vigilância. [...] As mulheres voltam à fábrica muitas vezes três ou quatro dias após o parto, deixando, bem entendido, o recém-nascido em casa. [...]. ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986. p. 170-171. Os dados apresentados por Engels no texto escrito em 1845 referem-se a alguns dos efeitos da Revolução Industrial na Inglaterra. Com base nessas informações, conclui-se que, ao longo do século XIX, a incorporação da mulher ao mercado de trabalho:
Soluções para a tarefa
Respondido por
63
Resposta:
1-
resultou, principalmente, da necessidade de complementar a renda familiar, diante do crescente custo de vida na cidade industrial.
2-
estabelecer os rumos norteadores de comportamento.
3-
um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.
4-
I, III e IV.
Explicação:
CORRIGIDO PELO DNM
Anexos:
Respondido por
94
Resposta:
Resultou, principalmente, da necessidade de complementar a renda familiar, diante do crescente custo de vida na cidade industrial
Explicação:
Corrigido no DNM
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Direito,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás