Química, perguntado por LucasBueno21, 11 meses atrás

resumo usina nuclear de chernobyl

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrybernardes
9
Nos anos 70, a usina com 4 reatores foi construída perto de uma cidade para os trabalhadores da mesma morarem, eram 50 mil habitantes. A região era um complexo nuclear responsável por 3% da energia para Ucrânia. No dia 26 de abril de 1986, um dos cientistas​, que trabalhava na usina, resolveu fazer um teste, que consistia em desligar a energia dos geradores responsáveis pelo fornecimento de água para o interior dos reatores, afim de verificar se os geradores a diesel iriam ser ligados, pois como isso aconteceu durante a guerra fria (EUA x URSS), um ataque dos EUA poderia deixar a região sem energia, e os reatores precisam receber água frequentemente para a formação de vapor. Quando Anatoly Dyatlov percebeu que caiu muito a energia, mandou erguer os controles, que seriam algumas das hastes que fazem parte do reator, assim que ergueu a energia ficou muito alta, então ele mandou que voltasse as hastes para diminuir. Mas um erro de projeto desse reator colocou grafite nas pontas dessas hastes, que quando tocou na água, fez uma reação em cadeia, resultando na explosão que ocorreu a uma hora da madrugada. (Isso foi um resumo, se quiser mais detalhes, pode me dizer)
Respondendo o comentário: Depois de 25 anos desse desastre, que é o maior desastre nuclear do mundo, Chernobyl/Pripyat é uma cidade fantasma, não é permitido ficar mais de 15 minutos nas imediações de onde explodiu o reator. A exposição de material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativa no ar e no solo, contaminando plantas, rios, animais e pessoas. Os dois elementos que tem maior periculosidade são: iodo e césio (demora 30 dias para ser eliminado do corpo humano e 60 anos do meio ambiente). Césio contaminou: o solo, a vegetação que extraía nutrientes do solo, o gado que se alimentava dessa vegetação e, por fim, as pessoas que utilizavam o leite das vacas contaminadas. Ou seja, a radiação NÃO deixa o solo infértil, mas contamina tudo que nele é plantado. Já sobre o ar, ele leva a radiação, ela fica no ar. Então, quem respira ar contaminado, ficará contaminado. Atualmente, cerca de 5 milhões de pessoas vivem em áreas de risco, se recusam a sair alegando que nasceram ali e ali querem morrer. Há, também, 2.500 pessoas que trabalham em Chernobyl na manutenção, segurança, limpeza, etc. Essas pessoas usam um aparelho que mostram o nível de radiação que está o local em que passam, se estiver muito alto, eles não vão. Fotos e vídeos feitos por um drone mostra como a cidade está abandonada e sendo tomada pela natureza. O local pode ser visitado por turista que pagam um guia que deixa claro o que pode ou não fazer, onde não podem relar e o tempo de permanência. O local também é santuário de animais, pode encontrar aves, veados e alguns outros. (Espero ter ajudado melhor, se quiser te passo um vídeo que mostra as imagens que falei, abraço!)

LucasBueno21: Muito Obrigadooo!! Excelente resumo ! porém eu precisava de mais detalhes , como : como isso afetou o solo e o ar.Como esta chernobyl hoje ...etc
gabrybernardes: editei a resposta, vê lá se melhorou.
Perguntas interessantes