Filosofia, perguntado por overloko, 1 ano atrás

Resumo urgente sobre Ecos da escravidão!!

Soluções para a tarefa

Respondido por yrlalohanapubloynwp4
64

Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. A economia brasileira do período colonial e imperial era fundamentada nessa exploração desumana.

Quase cinco milhões de escravos desembarcaram nos portos do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, sem contar os muitos milhares que morreram na travessia do Atlântico. Só no século XIX a mentalidade dos homens começou a mudar. Com o movimento abolicionista, leis foram criadas, pouco a pouco, para acabar com esse sistema.

Neste 14 de maio, em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas. Ainda analisa uma polêmica: é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo?

Os repórteres Carlos Molinari Débora Brito foram aos principais polos de trabalho escravo no Brasil (Vale do Paraíba, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais) e trouxeram à tona os “Ecos da Escravidão.”


geeox: valeu
Respondido por makmorales
28

Como resumo sobre a reportagem Ecos da Escravidão, pode-se apontar que ela aborda desde o início da prática da escravização dos africanos e presença deles na sociedade colonial, até os efeitos colaterais da mesma que os negros vivem atualmente.

O preconceito étnico, a discriminação e a marginalização são consequências vividas pelos negros como legado da escravidão, bem como a desigualdade social que se mantém durante os séculos.

A Reportagem Ecos da Escravidão, foi produzida em comemoração aos 127 anos da Lei Áurea e buscava refletir sobre as possibilidades de reverter os efeitos colaterais da escravidão no Brasil.

Para mais:

https://brainly.com.br/tarefa/14635138

Anexos:
Perguntas interessantes