resumo: uma religião civica
Soluções para a tarefa
A religião antiga é diferente da tua religião
A religião antiga era diferente da nossa. A religião cívica, cujos seres mágicos pode dar a aparência de “religião”, tratava principalmente do controle do mundo através de trocas com os seres divinos – dificilmente se enquadrando na categoria “religião” da forma como a vemos atualmente.
A filosofia tratava de ética e moral, mas não tinha revelações, por isso não parece com as religiões atuais.
A religião antiga era diferente da nossa, mas não da forma que você provavelmente deve estar pensando. Se você é como a maioria das pessoas, você vê que a principal diferença é que nós temos um único Deus e eles tinham vários. Sim, claro*.
* Trindade: No teísmo múltiplo de certas igrejas cristãs, 3 deidades inteiramente distintas se confundem como sendo uma única. Deidades subordinadas da fé politeísta, como diabos, anjos (querubins, serafins, demônios e santos) não tem o poder de se combinar, e devem clamar individualmente adoração e propiciação. A. Bierce
Você descobrirá que a religião antiga era funcionalmente diferente da nossa. Ela servia a propósitos diferentes. Nossa religião foi reduzida a moral e salvação, principalmente. A religião antiga também tinha isso, porém tinha mais coisas. Por isso convém separar a religião antiga em partes. Assim…
Funções
Religião cívica
Barganha com os seres divinos para que estes tragam bons acontecimentos. Ter acesso ao poder dos seres divinos para predizer o futuro. Religiões pessoais, familiares, tribais, urbanas e nacionais.
Filosofia
Moral
Religiões misteriosas
Contato pessoal com a divindade e salvação.