História, perguntado por bruna1133, 1 ano atrás

Resumo uma nova revolução na Inglaterra

Soluções para a tarefa

Respondido por brenorobert
1
Na segunda metade do século XVIII, houve uma segunda transformação. Fábricas começaram a surgir, e novas tecnologias apareceram em ritmo muito acelerado. No final do século, a paisagem da Inglaterra tinha se transformado. As cidades, antes centros comerciais, também se tornaram núcleos fabris com grande população trabalhadora.
Um reino MercantilAs revoluções inglesas permitiram a proprietários rurais, comerciantes e donos de manufaturas, participar da condução dos negócios do reino por meio da participação no Parlamento. O Banco da Inglaterra financiava o comércio marítimo e as manufaturas do reino. Portos, estradas e canais de navegação foram construídos pra facilitar o transporte de matérias–primas e de mercadorias.Leis específicas para proteger o comércio marítimo deram ainda mais impulso à marinha inglesa. Os Atos de Navegação estabeleceram que as mercadorias entrassem no país só poderiam ser transportadas em navios ingleses. A venda de produtos manufaturados para territórios distantes tornou-se uma das fontes de riqueza do reino.
Recursos NaturaisO aumento da procura por tecidos no mercado internacional provocou mudanças também nos campos ingleses. Na agricultura, novas técnicas de cultivo, como o rodízio trienal de culturas, possibilitaram o aumento da produção de alimentos.* Rodízio Trienal de Culturas:Sistema agrícola que consiste em dividir o solo em três partes: cultivo de tubérculos, de cereais e descanso, sendo cada uma utilizada de forma rotativaA grande quantidade de reservas naturais de carvão e ferro foi também decisiva para o pioneirismo industrial inglês. Havia carvão em grande quantidade na região de Manchester, exatamente onde floresceu a indústria têxtil inglesa.Novos métodos de criação de ovelhas permitiram aumentar o rebanho e a produção de lã.


Do Campo para a CidadeA industrialização inglesa só foi possível também pela oferta de mão de obra para o trabalho nas fábricas, originária principalmente dos campos ingleses.A oferta de trabalhadores nas cidades estava relacionada ao processo de modernização da agricultura inglesa, uma vê que os cercamentos autorizavam os proprietários rurais a cercar suas terras e a expulsar os camponeses. Assim, uma grande parte dos trabalhadores foi para as cidades, gerando uma grande e barata força de trabalho.
 Antes do Sistema de FábricasAté o surgimento das fábricas, outras formas de produção predominavam. No artesanato, geralmente apenas uma pessoa fazia todo o trabalho. Os artesãos costumavam trabalhar sozinhos, mas também podiam ter ajudantes ou aprendizes.
O Sistema Doméstico e as ManufaturasPor volta do século XV, desenvolveu-se o sistema domésticouma nova forma de organização de trabalho e da produção que permitiu aumentar muito a produtividade.No sistema doméstico, um empresário comprava a matéria prima, a levava até a casa do artesão e encomendava a ele a produção das peças. Ao receber a encomenda, o empresário pagava o preço já combinado e tinha a liberdade para vender o produto pelo preço desejado. O empresário passou a controlar a relação do produtor com o mercado.As manufaturas conseguiram aumentar ainda mais a produção. Elas reuniam os artesãos em grandes galpões, onde trabalhavam com matérias primas e ferramentas que pertenciam aos patrões. Em troca de uma jornada diária de trabalho, os produtores recebiam um salário fixo, que não dependia do volume de peças produzido.

O Moderno Sistema IndustrialA produção fabril se caracterizou pelo uso de máquinas, que aumentaram muito a velocidade e o volume da produção. Era chamado de maquinofatura. Assim, o papel dos trabalhadores virou operar as máquinas e garantir a sua manutenção.Uma das características da produção industrial foi a diminuição da importância do conhecimento técnico do trabalhador. Antes, o trabalho do artesão dependia muito do saber adquirido. Com a manufatura, o artesão tornava-se especialista em apenas uma parte do trabalho. pegue as partes mais importantes
Perguntas interessantes