RESUMO-TEXTO
Portugal, ao contrário de outros reinos europeus, conseguiu implementar um Estado com o poder centralizado de forma mais rápida, sendo pioneiro também na formação da aliança entre Estado e comerciantes. D. Henrique, príncipe de Portugal (1394 – 1460), construiu em Sagres um ponto de encontro de navegadores, cosmógrafos, cartógrafos, mercadores e aventureiros. Essa mixórdia de culturas contribuiu para o desenvolvimento da tecnologia naval lusitana, tornando Portugal pioneiro também nas grandes navegações.
A conquista de Ceuta, no norte da África, foi considerada o início da expansão marítima portuguesa. Com a necessidade de buscar novos caminhos para o comércio oriental devido ao bloqueio de Gênova e Veneza no mar Mediterrâneo, rota utilizada há séculos para o Oriente, os navegadores lusitanos iniciaram o contorno do continente africano. Esse caminho foi desbravado ao longo do século XV e, em 1488, o navegador Bartolomeu Dias conseguiu contornar o sul da África (Cabo da Boa Esperança) e Vasco da Gama conseguiu, em 1498, alcançar as Índias. Portugal, expandindo sua navegação pela costa africana, conseguiu assumir a hegemonia sobre o oceano Atlântico.
No ano de 1492, um pouco antes de 0 navegador Vasco da Gama alcançar as Índias contornando a África, a Espanha expulsaria os últimos muçulmanos da península Ibérica. Houve a formação de um Estado muito ligado aos nobres (ao contrário de Portugal) o que, dificultaria a expansão marítima espanhola. Porém, o acaso mudaria isso. Cristóvão Colombo afirmava que o caminho mais próximo para o Oriente era navegar de maneira fixa para o sentido contrário, ou seja, em direção ao Ocidente. Apoiado nos textos de Marco Pólo, Colombo acreditava que em vinte dias no máximo alcançaria as riquezas do Oriente. Entretanto, ao contrário de seus cálculos, a viagem durou três meses. Com apenas três caravelas, ele cruzou o oceano Atlântico e aportou no continente americano. Mas Cristóvão acreditou que havia chegado à Índia e não a uma nova terra. O erro foi desfeito pelo navegador Américo Vespúcio, em 1504, e Colombo acreditou até o fim de sua vida ter descoberto não um continente novo, mas um novo caminho para as Índias.
ATIVIDADE
01) Qual a característica de Portugal que o diferenciava dos demais reinos europeus?
02) Qual o marco inicial para expansão marítima portuguesas?
03) Qual navegador chegou primeiro as Índias pela costa africana?
04) Dois erros históricos foram cometidos por Colombo: quais foram esses erros?
alguém aí pode ajudar???
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1)R=ele conseguiu implementar um Estado com o poder centralizado de forma mais rápida, sendo pioneiro também na formação da aliança entre Estado e comerciantes
2)R=A conquista de Ceuta, no norte da África, foi considerada o início da expansão marítima portuguesa.
3)R=Vasco da Gama conseguiu, em 1498, alcançar as Índias.
4)R= Cristóvão acreditava que havia chegado à Índia e não a uma nova terra,ele acreditou até o fim de sua vida ter descoberto não um continente novo, mas um novo caminho para as Índias.
Explicação:
Tá tudo no texto
Perguntas interessantes
ENEM,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás