resumo sobre termos constitutivos da oração Mínimo 20 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
termos essências e termos integrantes.
Explicação:
Os termos constituintes da oração são as palavras que compõem ou estruturam os discursos linguísticos.
Termos Constituintes da Oração
Os termos constituintes da oração compõem palavras, sentenças e locuções que complementam um discurso. Elas podem ser de três tipos diferentes:
Termos Essenciais;
Termos Integrantes;
Termos Acessórios;
Os termos constituintes da oração
Os essenciais compõem o sujeito e o predicado. Os termos integrantes compreendem os complementos verbais e nominais. Por fim, os termos acessórios da oração abrangem os adjuntos adverbiais e adnominais, o aposto e o vocativo.
Termos Essenciais da Oração
São termos que correspondem diretamente a sua denominação: essenciais. Sem o sujeito e o predicado, uma oração inexiste.
·Sujeito: é o termo que remete a alguma ação e/ou enuncia algo. Pode ter diferentes tipos, como:
·Sujeito Simples: contendo apenas um núcleo. Exemplo: João comprou feijão.
Sujeito Composto: apresenta dois ou mais núcleos. Exemplo: Maria e eu nos casaremos.
Sujeito oculto: não aparece explícito na frase, mas ele existe. Exemplo: Comi no restaurante. (Eu Comi no restaurante; o sujeito oculto é o pronome ‘Eu’).
·Sujeito indeterminado: quando é impossível definir um sujeito para a ação. Ocorre em dois casos: 3ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular + partícula ‘se’. Exemplo: Acredita-se na inocência do acusado.
·Sujeito inexistente: são conhecidas como orações sem sujeito. Exemplo: Houve um terremoto. São três horas. Trovejou o dia inteiro.
Predicado: diz respeito às informações complementares das ações que o sujeito executa. Composto do verbo e do complemento, ele diz respeito a tudo o que o sujeito realizou, realiza ou realizará. Os tipos de predicado são:
Predicado nominal: composto por um verbo de ligação (indicando estado) junto de um predicativo do sujeito (adjetivo). Exemplo: Luiz parecia feliz.
Predicado verbal: composto de um verbo ou locução que expressa a ação. Podendo ser um verbo intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto e transitivo direto e indireto. Exemplo: João comprou um livro. (VTD)
Predicado verbo-nominal: formado por um verbo de ação junto ao predicativo do sujeito. Exemplo: Michelangelo pintava distraído.
Termos integrantes da oração
Dos termos constituintes da oração, os integrantes são aqueles fazem o complemento aos essenciais. São, assim, divididos em:
Complementos verbais: são divididos em objetos diretos e indiretos. Os objetos diretos não serão regidos por uma preposição. Já o objeto indireto será regido por uma preposição para complementar o sentido do verbo.
Complementos nominais: são os complementos a um dado sujeito, podendo ser um substantivo, um adjetivo ou ainda advérbios.
Agente da Passiva: compreende o sujeito que “recebe/sofre” a ação do sujeito “principal” da ação. Na maioria dos casos é acompanhado pelas preposições: pelo, pela e por.
Termos Acessórios da Oração
Por fim, os termos constituintes da oração apresentam os acessórios da oração. Eles serão utilizados de modo a aprofundar uma dada ação dentro de uma específica situação. Serão eles:
Adjunto adverbial: termos que fazem referência a um adjetivo, um advérbio ou ainda um verbo. Podem ser classificados em vários tipos, como causa, intensidade, argumento, companhia e outros.
Adjunto adnominal: termo que identifica, caracteriza, modifica, delimita e até mesmo quantifica o(s) integrante(s) da ação.
Aposto: é a explicação ou detalhamento de referência ao sujeito.
Vocativo: é a invocação de um novo interlocutor para a oração.