resumo sobre situação dos trabalhadores na revolução industrial e ludismo e cartismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Revolução Industrial foi um marco para desvalorização do trabalho manual, pois muitos foram substituídos por máquinas, e os que trabalhavam na fábrica, só participavam de determinada fase da produção. ... A jornada de trabalho chegava até 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias.
Espero ter ajudado!!!!
Resposta:
O Ludismo foi um movimento social de pessoas que quebravam máquinas
Já o cartismo foi uma "revolução" pacífica de trabalhadores revogando por direitos melhores.
Explicação:
Durante a revolução industrial os trabalhadores viviam em péssimas condições, sendo submetidos a trabalhos pesados, altas cargas horárias e insalubridade.
Nesse período surgiu um movimento social chamado Ludismo, liderado por um homem chamado Ned Ludd, esse movimento ocorreu na Inglaterra nos anos de 1811 e 1812 e consistia em ameaçar os burgueses, que eram os donos das fábricas nessa época, a pararem de fabricar pois eles acreditavam que as máquinas eram a raiz de todo mal, e se o dono recusar eles invadiriam e destruiriam elas.
Já o cartismo, não foi um movimento violento e radical, foi um movimento mais pacífico, ele ocorreu entre os anos de 1837 e 1848 na Inglaterra e de 1832 até 1850 em Portugal. Nele as pessoas de menor qualidade de vida, o proletariado, revogava uma reforma para melhora de suas qualidades de trabalho, salários além de uma carga horária menor pois a atual esgotava os operários, assimi mandando a Carta do Povo em 1838, que continha o programa do povo escrito.
Meio comprido... mas tá aí.