Biologia, perguntado por Adriellem3, 1 ano atrás

resumo sobre relações ecológicas

Soluções para a tarefa

Respondido por Gulherm3Geek
6
interação entre duas espécies.
Respondido por beatrizazzaritozdm6o
7
Relaçoes intraespecificas sao entre a mesma espécie e interespecificas sao entre especies diferentes. Harmonicas sao relacoes em que todo mundo sai ganhando enquanto desarmonicas sempre tem um trouxa


Principais relações ecológicas

Comensalismo

É uma relação ecológica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra. O animal que se beneficia na relação é chamado de comensal do outro.

Exemplos:

- O urubu come os restos de um animal caçado e já comido por leões.

- O peixe-piloto fica preso no tubarão, alimentando-se dos restos de alimentos abandonados pelo tubarão.

Inquilinismo

É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes, onde uma espécie se beneficia nos aspectos de suporte e proteção, sendo que a outra espécie não sai prejudicada. Os seres vivos que se beneficiam são chamados de inquilinos.

Exemplo:

- Plantas conhecidas como “trepadeiras” se envolvem e sobre pelo tronco e galhos de árvores para obter proteção e luminosidade. Porém as árvores não são prejudicadas nesta relação.

Mutualismo

É uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde ambas são beneficiadas na relação. Mais do que isso, as espécies necessitam uma da outra para sobreviver, ou seja, estabelecem uma relação de dependência.

Exemplos:

- O cupim e o protozoário que vivem em seu sistema digestivo. O cupim necessita deste protozoário para fazer a digestão da celulose. Por outro lado, este protozoário necessita da celulose consumida pelo cupim para pode se alimentar e viver.

- A relação entre algas e fungos, formando os líquens. Os fungos fornecem às algas proteção, minerais e nitrogênio. Por outro lado, recebem das algas matéria orgânica para se alimentarem.

Predatismo

Relação ecológica, de caráter alimentar, desarmônica onde uma espécie se beneficia em detrimento da outra. A espécie predadora é a que se beneficia, se alimentando da presa (prejudicada).

Exemplos:

- A relação entre o leão e a zebra. O leão caça, mata e se alimenta da carne da zebra.

- A relação entre um gato selvagem e um roedor.

Cooperação ou protocooperação

Relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde ambas se beneficiam, porém, ao contrário do que ocorre no mutualismo, elas não necessitam uma da outra para sobreviverem.

Exemplos:

- Relação entre abelhas e algumas espécies de vegetais. As abelhas se alimentam do néctar destas plantas, que não ficam prejudicadas, pelo contrário, se beneficiam da polinização feita pelas abelhas.

- Algumas espécies de pássaros que comem carrapatos de bois e cavalos.

Parasitismo

Relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer. A espécie que se beneficia é chamada de parasita, enquanto a outra é a hospedeira.

Exemplos:

- A relação entre carrapatos e uma capivara. Os carrapatos se alimentam do sangue da capivara. A hospedeira não morre, porém sai prejudicada ao perder sangue.

- Vermes parasitas que vivem nos intestinos de porcos.

Amensalismo

Relação ecológica desarmônica onde ocorre uma competição por recursos. Nesta relação, as duas espécies de seres vivos saem prejudicadas, pois uma acaba prejudicando o desenvolvimento da outra.

Exemplo:

- Raízes de uma árvore que podem prejudicar a germinação de outras plantas. Porém, ao conseguir germinarem e se desenvolverem, estas plantas podem retirar recursos minerais do solo, prejudicando o desenvolvimento da árvore.
Anexos:
Perguntas interessantes