Resumo sobre profundidade e a arte no século XV
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A partir do século XIV, contudo, começou o interesse dos artistas pelos aspectos e formas da natureza. Na França e nos países germànicos essa mudança foi lenta. Já na Itália essa mudança foi transcendente e se encaminhou para o Renascimento. No decorrer do século XV, o estilo arquitetònico ganha vulto, em especial ao Norte da França e especialmente nos Países Baixos. Em Florença, o Renascimento ganha força na arquitetura com Brunelleschi, e na escultura e pintura com as mudanças introduzidas por Donatello. Nessa época, a pintura e a escultura ganham vulto e personalidade na Borgonha e em Flandres, na região flamenga. Até então os artistas e suas obras pareciam obedecer a uma total submissão às verdades teológicas. Apesar dessas mudanças o século XV não deve ser caracterizado como um século revolucionário. Contudo, sob todo aquele barroquismo gótico, já começavam a aparecer na França e em Flandres seu inimigo: O Humanismo renascentista. Nessa época, intelectuais e homens de Estado parecem desconhecer leis que não sejam resultantes de suas próprias limitações como seres humanos. Seu único senhor é a Morte. Agem como se fossem heróis e só aceitam a vitória como maneira de viver. Foi nessas condições que começam a surgir nos Países Baixos grandes artistas que parecem alheios ao Renascimento italiano. Contudo, parecendo ter tido a mesma orientação artística, tanto a arte flamenga como a arte florentina continuaram a manter excelentes e proveitosas relações artísticas. Como prova disso o pintor Hugo van der Goes, da região de Flandres, entregou seu tríptico, pintura que consiste em um painel central e duas meias portas laterais que podem ser fechadas sobre o painel central cobrindo-o completamente, encomendado pelo cidadão florentino Tommaso Portinari. Por um outro lado, pouco antes de Van der Goes terminar seu tríptico, Antonello de Messina chega a Veneza levando consigo além da técnica da pintura a óleo, um novo conceito de espaço e profundidade. Esse aprendizado de Antonello surgiu de contatos que manteve com Petrus Christus, pintor flamengo e ex- aluno de Van Eyck. Tido como um milagre artístico, essa pintura flamenga despertou a curiosidade do mundo todo. A partir desse momento, historiadores belgas da Alemanha, da França, Holanda e Inglaterra uniram seus esfoços
NaianeRibeiro12:
Obrigada, me ajudou muitto
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