Biologia, perguntado por anabeatrizvidal49555, 8 meses atrás

resumo sobre processo reprodutivo dos vegetais​


hellenribeiro720: prontinho
anabeatrizvidal49555: obg:)
hellenribeiro720: se quieser me ajuda
hellenribeiro720: dando coraçao 5 strela e melhor resposta
hellenribeiro720: ma se quiser
hellenribeiro720: :)
anabeatrizvidal49555: claro
hellenribeiro720: kksksk
hellenribeiro720: obg :)
hellenribeiro720: oii

Soluções para a tarefa

Respondido por hellenribeiro720
2

Resposta:

Explicação:

BIOLOGIA

REPRODUÇÃO ASSEXUADA

Algas

São três os filos formados por algas consideradas plantas: clorofíceas (verdes), rodofíceas (vermelhas) e feofíceas (pardas).

Dentre esses três grupos, somente em clorofíceas unicelulares é possível observar reprodução assexuada por bipartição. É o que ocorre, por exemplo, em Clhamydomonas.

A reprodução assexuada por esporulação ocorre nos três grupos.


hellenribeiro720: Briófitas

Nas hepáticas pode ocorrer reprodução assexuada por meio de propágulos. Na superfície dorsal dessas plantas, existem estruturas especiais denominadas conceptáculos. Estes têm a forma de taça e em seu interior estão os propágulos, estruturas multicelulares com a forma de um oito, que possuem células com capacidade meristemática
hellenribeiro720: Pteridófitas

As pteridófitas que possuem rizoma podem apresentar propagação vegetativa, pois o rizoma pode, em determinados pontos, desenvolver folhas e raízes, dando origem a novos indivíduos. Com o possível apodrecimento do rizoma em certos pontos, essas plantas podem tornar-se indivíduos independentes.
hellenribeiro720: Fanerógamas

Nas fanerógamas, a reprodução assexuada pode ocorrer na propagação vegetativa, pois os caules e as folhas, que são órgãos vegetativos, têm capacidade de propagação, dando origem a novos indivíduos.

Uma importante característica dos caules é a presença de botões vegetativos, ou gemas.

.
hellenribeiro720: Quando as gemas entram em contato com o solo, pode enraizar e formar uma nova planta completa. É o que ocorre, por exemplo, com os caules prostrados, denominados estolhos: desenvolvendo-se sobre o solo, em contato com a superfície, suas gemas enraízam e formam novas plantas que podem serem separadas da planta-mãe. É o caso do morangueiro e da grama comum de jardim.

Folhas também podem dar origem a novos indivíduos, como se pode observar em fortuna e begônia.
hellenribeiro720: esper ajudar :)
Perguntas interessantes