Resumo sobre os processos de separação:
Destilação, filtração, decantação, cristalização, destilação fracionada, levigação, ventilação, peneiração e catação
Soluções para a tarefa
A ventilação é a separação de substâncias com densidades diferentes. Exemplo: soprar sobre uma taça com arroz para afastar as cascas que vêm misturadas antes de prepará-lo.
LevigaçãoA levigação é a separação entre substância sólidas. É o processo utilizado pelos garimpeiros e que é possível graças à densidade diferente das substâncias.
Exemplo: o ouro separa da areia na água porque o metal é mais denso do que a areia.
Peneiração ou TamisaçãoA peneiração é a separação entre substâncias através de uma peneira. Exemplo: peneirar o açúcar para separar grãos maiores para fazer um bolo apenas com o açúcar mais fino.
A catação é o método mais simples para separação de misturas. É realizado de forma manual, separando partes sólidas. Exemplo: separação dos materiais do lixo e separação de sujeiras de grãos.
A filtração é a separação entre substâncias sólidas insolúveis e líquidas. Exemplo: fazer café utilizando coador. Para obter a bebida, ela é coada separando o pó do líquido.
A destilação fracionada é a separação entre substâncias líquidas através da ebulição. Para que esse processo seja possível, os líquidos são separados por partes até que obtenha o líquido que tem o maior ponto de ebulição. Exemplo: separar água de acetona.
A destilação simples é a separação entre substâncias sólidas de substâncias líquidas através de seus pontos de ebulição. Exemplo: a água com sal submetidos à temperatura de ebulição que evapora sobrando apenas água.
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura.