História, perguntado por rodrigomoraess, 11 meses atrás

Resumo sobre os povos tupi-guarani

Soluções para a tarefa

Respondido por pandizii
21
O principal grupo indígena do Brasil foi denominado tupi-guarani. Essa designação é linguística e se refere a um conjunto de línguas aparentadas, faladas por uma grande quantidade de tribos indígenas. Não existia, propriamente, uma única língua, nem se compartilhava uma única cultura. Contudo, acredita-se que essas línguas tiveram origem comum e foram se diferenciando com o passar do tempo.

Sua primeira proveniência teria sido do Baixo Amazonas, em cerca de 500 a.C., e logo ela se expandiria, em direção ao Sul, pelo Rio Tocantins e por outros que correm no Cerrado. Dali, teriam ido mais ao Sul, atingindo o atual Paraguai, seguindo, depois, para a costa e em direção ao Nordeste do Brasil. Acredita-se que, antes da chegada dos portugueses, já ocupavam quase todo o interior do Brasil. Os dois grandes grupos
linguísticos corresponderiam ao guarani, a Oeste, e ao tupi, a Leste. Apesar de existirem muitos outros grupos indígenas que não falavam línguas do tronco tupi-guarani, sua prevalência explica a influência predominante que tiveram no Brasil.
Por isso, as nossas heranças indígenas provêm, em sua maior parte, dos tupis e dos guaranis.
Os povos brasileiros pré-cabralianos usavam a cerâmica e seus costumes influenciaram, de forma decisiva, a nossa cultura, como a rede de dormir, ainda hoje tão utilizada em muitos lugares do Brasil.

As mulheres tinham posição social de
destaque e as relações de parentesco estavam, em grande parte, centradas nelas. Além de dominarem a agricultura das plantas nativas, esses índios caracterizavam-se por sua preocupação com o asseio, banhando-se com frequência nas águas abundantes e ainda límpidas das terras onde seria construído o Brasil. E tudo isso passou, de diversas maneiras, para a sociedade brasileira.

rodrigomoraess: vlw
Respondido por mariajose2345silva
2

Divididos em diversos povos, esses indígenas foram classificados em dois

troncos linguísticos principais: o Tupi e o Macro-jê, divididos em várias

famílias linguísticas que, por sua vez, agrupam várias línguas indígenas

diferentes.

Os povos Tupi, pertencentes à família linguística Tupi-Guarani (do tronco

tupi), dividiam-se em vários povos, como os Tupinambá e os Caetés. Mais numerosos do que os povos de qualquer outra família linguística da

América do Sul, eles podiam ser encontrados desde o litoral norte do Brasil até o Rio da Prata, no sul, assim como em algumas áreas do interior docontinente. Foi com os povos Tupi que os portugueses estabeleceram os primeiros contatos ao desembarcar nestas terras.

Espero

ter ajudado!!

Perguntas interessantes