resumo sobre os povos sambaquis
Soluções para a tarefa
o motivo do deslocamento dos povos sambaquis para o litoral foi a elevação dos níveis dos oceanos e da temperatura . a caça e a coleta com o passar do tempo perdeu espaço para o simples consumo de peixes e outros frutos do mar . as comunidades sambaquis já trabalhavam com a pedra polida , o artesanato e a escultura . aqui no brasil os sambaquis podem ser encontrados no rio de janeiro , em são paulo , no litoral nordestino e gaúcho . os maiores sambaquis do mundo foram encontrados em francisco do sul , laguna , jaguaruna , e Garuva em santa catarina , onde se tem formações de 400 metros de extensão e 30 metros de altura . o sambaqui mais antigo do mundo encontrado ate agora tem nove mil anos de existência e foi encontrado no vale da ribeira em são paulo . também existe sambaquis em outras partes do mundo como no peru , chile , cordilheira dos andes e em estados unidos .
Sambaquis (monte de conchas) é o nome que foi dado a sítios pré-históricos (1.500 anos atras) formados pela acumulação de conchas e moluscos, ossos humanos e de animais, que foram descobertos em várias regiões do Brasil, mas principalmente no Sul. Eram caçadores e coletores, os quais, consumiam os moluscos, para depois amontoar suas cascas para morar sobre elas. Em seu interior foram encontrados vestígios de fogueiras, instrumentos cortantes, amoladores, restos de mamíferos, além de ossos de peixes, répteis e baleias, encontraram também ossadas humanas, depositadas com seus pertences, concluindo que também eram usados como Monumentos Funerários. Viviam principalmente da pesca e da apanha, e muito pouco da caça. Produziam machados de pedra polida, ornamentos de conchas, instrumentos feitos de ossos de animais, não possuía instrumentos mais potentes de arremesso e a caça de animais grandes era feita por meio de armadilha.
As características físicas mais marcante é altura dos homens, em média de 1,60m, e de mulheres, com 1,50m, ambos vivendo 30 a 35 anos, o tórax e os membros superiores bem desenvolvidos e o desgaste de algumas regiões da arcada dentária, que apontam o costume de consumir alimentos duros e abrasivos.