Resumo sobre os modelos atômicos de Dalton, Thompson e rutherford
Soluções para a tarefa
Dalton considerava que a matéria era formada por substâncias, entendidas na época como tipos de matéria com propriedades bem definidas. As substâncias eram compostas de átomos, partículas indivisíveis que não podiam ser criadas nem destruídas. Dessa maneira, em uma transformação química, todos os produtos formados são resultados de uma nova organização dos átomos da substância inicialmente envolvidas.
Thomson observou partículas com massa e carga negativa, o que levou a descobrir uma partícula com carga negativa, o elétron. Em 1904, ele propôs um novo modelo atômico para explicar os resultados obtidos. Nesse modelo, o átomo é formado por uma esfera de cargas positivas com elétrons de cargas negativas. Como a quantidade de cargas positivas e negativas do átomo era a mesma ele se apresentava eletricamente neutro.
As observações de Rutherford permitiram a elaboração de um novo modelo, no qual as partículas com cargas elétricas positivas, conhecidas como prótons, ficam no centro do átomo formando um núcleo pequeno. Os elétrons, com massa menor que os prótons, giram livremente em torno do núcleo, descrevendo órbitas, e formam a região conhecida como eletrosfera.