Resumo sobre o simbolismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Simbolismo é uma estética literária que surgiu na França no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao positivismo da época. Seu marco inicial foi a publicação da obra “As Flores do Mal”, de Charles Baudelaire, em 1857.
Em resposta ao materialismo cientificista, os escritores do Simbolismo buscaram o resgate de alguns valores do Romantismo que foram esquecidos pelo Realismo. De acordo com o Simbolismo, a arte e a literatura não poderiam ser retratadas apenas sob o ponto de vista da realidade.
Ao contrário dos parnasianos que defendiam o rigor formal do verso, os simbolistas buscavam uma poesia voltada a efeitos sonoros, com certa musicalidade. Assim, eram comuns figuras de linguagem como assonância e aliteração. Os poetas simbolistas rejeitam o rigor e a disciplina parnasiana.
Esse movimento também existiu em outras formas de expressão nas artes, mas foi na literatura que teve mais destaque.
Nas artes plásticas, o Simbolismo desvalorizava a visão realista do Impressionismo e encorajava a expressão através de símbolos ou ideias. Desta forma, muitas vezes os artistas não pintavam olhando para um objeto, mas usavam a sua memória.
Já o Simbolismo no Brasil
Simbolismo no Brasil
O marco inicial do Simbolismo no Brasil aconteceu em 1893 com a publicação de “Missal” e “Broquéis”, de Cruz e Souza, considerado o maior autor simbolista brasileiro.
No Brasil, o Simbolismo encontrou resistência porque ainda era grande o prestígio da estética parnasiana, que possuía um maior número de seguidores.
O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920.