Geografia, perguntado por victork335, 11 meses atrás

resumo sobre o pais socialista Polônia ​

Soluções para a tarefa

Respondido por bruna28857
0

Não é bem um resumo kkkkkkk mas li e gostei bastante :)

A história da Polônia entre 1945 a 1989 compreende a etapa em que foi estabelecido um Estado socialista no país sob o nome de República Popular da Polônia, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Perto do fim da Segunda Guerra Mundial, as forças do Exército da Alemanha nazista foram expulsas do território polonês, graças ao avanço do Exército Vermelho da União Soviética. A Conferência de Yalta aprovou a formação de um governo provisório de coalizão pró-comunista. Muitos poloneses viram neste acordo uma forma de traição projetada para agradar o líder soviético Josef Stalin. O novo governo estabelecido em Varsóvia aumentou seu poder e após os dois primeiros anos, o Partido dos Trabalhadores Polacos (tornar-se o Partido Operário Unificado Polaco após a fusão com o Partido Socialista Polonês), sob o comando de Bolesław Bierut, assumiu o controle do país, tornando-se, assim, parte do esfera de influência do novo poder soviético na Europa Oriental após a Segunda Guerra Mundial.

Após a morte de Stalin em 1953 ocorreu na Europa Oriental uma época de degelo que permite o governo de uma facção mais liberal dos comunistas poloneses liderados por Władysław Gomułka. A Polônia desfrutou de um período de relativa estabilidade na década seguinte, mas em meados dos anos 60, começou a aumentar as dificuldades econômicas e políticas. Em dezembro de 1970, o governo anunciou surpreendentemente aumentos fortes nos preços dos alimentos básicos em uma tentativa de evitar o colapso econômico. Tudo isso foi seguido por uma onda de protestos populares contra esses aumentos que levou o governo a introduzir um novo programa econômico que produziu um aumento imediato nos padrões de vida, mas que não durou muito tempo devido ao desenvolvimento da crise do petróleo de 1973. Na década de 1970, o governo de Edward Gierek finalmente foi forçado a aumentar os preços o que levou a uma nova onda de protestos públicos.

Este ciclo foi interrompido em 1978 com a nomeação de Karol Wojtyla como Papa João Paulo II. Esta nomeação inesperada teve um efeito eletrizante sobre a oposição ao comunismo na Polônia. No início de agosto de 1980, uma nova onda de protestos liderados pelo eletricista Lech Wałęsa, entre outros, fundador do sindicato independente Solidariedade (polonês: Solidarność), forçou o governo de Wojciech Jaruzelski a declarar a lei marcial em dezembro de 1981 conduzindo a prisão da maioria dos líderes da oposição. No entanto, a mudança era inevitável. Com as reformas de Mikhail Gorbachev na União Soviética, o aumento da pressão da Igreja Católica e dos sindicatos, juntamente com a enorme dívida externa, o governo comunista foi forçado a negociar com a oposição. Em 1988, a mesa de negociações alterou radicalmente a estrutura do governo polonês e da sociedade. Em abril de 1989, o Solidariedade foi legalizado e autorizado a participar na próxima eleição. Seus candidatos foram vitoriosos. Em 1990, Jarurelski renunciou ao seu mandato. Ele foi sucedido por Lech Wałęsa, em dezembro. Em finais de agosto do ano seguinte, formou-se o governo do Solidariedade, e em dezembro Wałęsa foi eleito presidente transformando a República Popular da Polónia na República da Polônia.

Perguntas interessantes