Geografia, perguntado por leticiagabrielly1234, 4 meses atrás

resumo sobre o modo de produção capitalista​

Soluções para a tarefa

Respondido por ibrainlyilusorio
0

Resposta:

capitalismo surgiu no final do século XV e marcou o fim do modo de produção feudal. Essa substituição ocorreu de forma lenta, mas atingiu todos os setores da sociedade, e é chamada transição do feudalismo para o capitalismo.

Da Europa, o capitalismo passou às colônias da América e da África. Ali eram extraídas as riquezas que fizeram o continente europeu se fortalecer e desenvolver.

Assim, o capitalismo é dividido em três grandes fases: o capitalismo mercantil, o capitalismo industrial e o capitalismo financeiro. Cada etapa recebe o nome da atividade econômica mais importante do momento: comércio, indústria e transações financeiras.

O modo de produção capitalista visa ao lucro e é caracterizado pelas relações assalariadas de produção. O modo de produção capitalista substituiu o modo de produção feudal na Europa e, nos séculos posteriores, disseminou-se pelo mundo. O mundo, hoje, é formado por países amplamente diferenciados em termos econômicos, sociais, políticos e culturais.

Explicação:

No sistema de produção capitalista, a propriedade é privada. Isso significa que um terreno, máquinas, transportes, imóveis pertencerão a alguém.

Para garantir a validade desta propriedade surge uma burocracia que garante os direitos de propriedade ao indivíduo ou a uma empresa. Esta burocracia é representada pelos contratos, os códigos de lei e profissionais, que asseguram o bom funcionamento.

Um dos maiores teóricos da importância da propriedade dentro do modo de produção capitalista foi o inglês John Locke

A sociedade também está dividida em grupos que foram denominados “classes sociais” pelo estudioso Karl Marx. Aliás, foi este pensador que melhor explicou o funcionamento do modo de produção capitalista.

Segundo Marx, existem duas grandes classes sociais no capitalismo. Os que possuem os bens de produção, os burgueses, e aqueles que não os possuem. Melhor dito, só possuem seus filhos, sua prole. Desta maneira, foram chamados de “proletariado”.

Como o proletariado não tem meios para produzir mercadorias, ele vende sua força de trabalho para a burguesia. Em troca, recebe um salário em dinheiro, que usará para cobrir suas necessidades.

O modo de produção capitalista faz com que o trabalhador não seja consciente do seu papel na sociedade. Este fenômeno foi chamado por Marx de "alienação" e fazem com que ele seja apenas um espectador e não um cidadão ativo.

O capitalismo não é entendido por todos os governos e pensadores da mesma maneira. Embora seu objetivo seja o mesmo - o lucro - a forma de consegui-lo variou conforme a época e o país.

Uma das características que diferencia os tipos de capitalismo é o grau de intervenção estatal. Assim temos o liberalismo, proposto por Adam Smith, que prega que o Estado não deve se intrometer nos assuntos econômicos, deixando essa função para o mercado.

Por outro parte, temos a teoria elaborada por John Maynard Keynes (1883-1946), o Keynesianismo, que defende a ingerência do Estado na economia de modo a assegurar o bem-estar de toda sociedade.

Perguntas interessantes