RESUMO SOBRE O MODERNISMO NO BRASIL - NO MÍNIMO 25 LINHAS
Soluções para a tarefa
O Modernismo no Brasil teve início na primeira metade do século XX. O movimento artístico, cultural e literário tem seu marco oficial com a Semana de Arte Moderna de 1922. o Modernismo no Brasil preservou características como o rompimento com a estética tradicional, valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade brasileira através da arte.
Características
Rompimento com as estruturas do passado
Anarquismo, sentido destruidor
Volta às origens
Linguagem coloquial
Valorização do índio brasileiro
Nacionalismo ufanista, exagerado e utópico
Caráter revolucionário. "Primeira Geração (1922-1930)
A primeira geração de modernistas foi marcada pela tentativa de definir posições. Essa foi a fase em que o Modernismo no Brasil lançou mão de manifestos e revistas para mostrar a necessidade de romper com o passado.
"Segunda Geração (1930-1945)
A segunda geração modernista foi marcada pela prosa de ficção e predominância de temáticas nacionalistas e regionalistas. Também chamada de fase da Consolidação, esse período foi tido como um momento de amadurecimento do movimento. "Terceira Geração (1945-1960)
A terceira geração modernista carregava a essência da renovação. Eles buscavam não seguir regras, nem mesmo as ditadas pelos modelos modernistas anteriores. O regionalismo ganhou uma nova dimensão na terceira fase do Modernismo no Brasil. O romance e o conto passaram a ter uma literatura intimistas e introspectiva.