Português, perguntado por edufreddi, 10 meses atrás

Resumo sobre o Livro “São Bernardo” de Graciliano Ramos...

Soluções para a tarefa

Respondido por manuelaavila46
10

S. Bernardo é um romance escrito por Graciliano Ramos publicado em 1934 e situado na segunda etapa do modernismo brasileiro. Conta a história do grande amor desencontrado de Paulo Honório por Madalena

OU SE PREFERIR COPIAR MAIS:

Resumo

Paulo Honório decidiu escrever um livro para contar a sua história. O personagem assim se apresenta ao leitor:

"Começo declarando que me chamo Paulo Honório, peso oitenta e nove quilos e completei cinquenta anos pelo São Pedro. A idade, o peso, as sobrancelhas cerradas e grisalhas, este rosto vermelho e cabeludo, têm-me rendido muita consideração. Quando me faltavam estas qualidades, a consideração era menor."

A princípio pediu ajuda a alguns amigos, dividiriam as tarefas para compor o trabalho, por fim percebeu que estava sozinho nessa empreitada. Criado sem pai nem mãe - que nem sequer colocaram os nomes na sua certidão de nascimento - Paulo Honório cresceu ajudado por um cego e pela velha Margarida, uma doceira. Trabalhou na roça até os dezoito anos, quando cometeu o primeiro crime.

Encantou-se por Germana, que depois meteu-se com João Fagundes. Paulo Honório então esfaqueou João Fagundes e ficou preso três anos, nove meses e quinze dias. Na cadeira aprendeu a ler com o Joaquim sapateiro, que tinha uma Bíblia. Ao sair da cadeira vagabundeou mundo afora, tendo uma vida cigana, caminhando e fazendo negócios de terra em terra. Sempre frio e calculista, nunca se esquivou de usar a violência quando julgou ser preciso.

Até que Paulo Honório resolveu se estabelecer na propriedade São Bernardo, já havia trabalhado lá anos antes. O antigo dono das terras, Salustiano Padilha, fez de tudo para ver o filho Luís doutor, o que não aconteceu. Paulo Honório resolveu ir atrás do herdeiro. Percebendo a inocência do rapaz e a sua dificuldade em lidar com o álcool e com o jogo, cravou amizade e foi lhe emprestando dinheiro. Por fim, conseguiu comprar a propriedade que tanto desejava.

Já dono do latifúndio, Paulo Honório começou a ter problemas com o vizinho, Mendonça, que acabou por mandar assassinar. Desse modo, incorporou as terras e aumentou assim a sua propriedade. São Bernardo ao fim de algum tempo passou a dar lucros e nosso protagonista achou que era hora de conceber um herdeiro.

Casou-se com Madalena, que se mudou para a fazenda, e levou consigo a tia Glória. O casamento logo deu sinais de problemas, Paulo Honório já nas nas primeiras discussões sentia-se ameaçado pela cultura da mulher. Tudo piorou com a chegada do filho do casal. A situação se degradou de tal maneira que Madalena deu cabo da própria vida.

Por fim, Paulo Honório, viúvo, foi abandonado por Glória (tia da então esposa), pelo contador, por Padilha e pelo Padre Silveira. Isolado e solitário, a alternativa encontrada pelo protagonista foi compor o livro que lemos, onde ficamos conhecendo a trágica história da sua vida.

Respondido por joaovitor0231
3

Resposta:

Madalena, criada pela sua tia, Dona Gloria, casou-se com Paulo Honório era uma mulher instruída e educada, tinha sua opinião formada e forte, que desagradava seu marido. O suicídio de Madalena, foi por motivo de muitas brigas no relacionamento maus tratos de seu marido Paulo Honório.

Explicação:

Perguntas interessantes