História, perguntado por Jeanzs, 1 ano atrás

Resumo sobre o imperialismo

Soluções para a tarefa

Respondido por MarilizeCosta
13

Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.

Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.

Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.

Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.

Respondido por nhiviathanner
2
Imperialismo é o nome dado a uma série de ideias, medidas e mecanismo que, sob determinação de um Estado-nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômico de seu país sobre outra ou várias regiões geográficas vizinhas ou distantes.

Esta prática está registrada na história da humanidade na associação da formação de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram dissolvidos ou substituídos por outros, por diferentes motivos. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.

É, sobretudo, aceito que o neocolonialismo moderno é uma expressão do imperialismo e que não pode existir sem o segundo. A medida em que o imperialismo "informal", sem colônias, está devidamente descrito, como tal, continua a ser um tema controverso entre os historiadores.[1]

Perguntas interessantes