resumo sobre O Brasil veste as chuteiras
Soluções para a tarefa
Resposta:
No começo, nada mais era que um simples sapato, uma bota que tinha a função de proteger os pés dos jogadores pois, na época, pisões, contusões e pés quebrados eram fatos recorrentes no certame futebolístico.
Segundo conta a história, os primeiros calçados esportivos foram desenvolvidos a pedido da monarquia inglesa (chuteiras para prática de outros esportes como, Críquete por exemplo) por volta de 1526 durante o reinado de Henrique VIII. Eram botas rústicas, com proteções de metal. Mais tarde foi acrescido o uso de pregos como travas para evitar as constantes quedas.
Levou-se muito tempo até que avanços realmente significativos fossem feitos, somente a partir do final do século XIX, com a ascensão do futebol na Europa foi se criando a necessidade para calçados desenhados especificamente para o esporte, as primeiras chuteiras foram se tornando obsoletas e acabavam sendo um peso (literalmente, pois em dias chuvosos podiam ultrapassar a marca de 1kg!) do que de auxílio a prática do esporte.
Em meados dos anos de 1890, as primeiras chuteiras ainda eram baseadas nas botas operárias. Pesadas, eram feitas de couro e com um reforço de metal na parte frontal calçado (principalmente porque a jogada de “bico” era o recurso mais utilizado pelos jogadores da época).