resumo sobre o biotipos fisicos e os esportes
Soluções para a tarefa
Resposta:
Biotipo
O biotipo é a forma física que tem o corpo do ser humano, sendo determinado por alguns fatores que variam de pessoa para a pessoa.
Ele influencia diretamente as estratégias de dieta e de treino para atingir os objetivos desejados. Por esse motivo, é interessante identificar qual é o seu para adequar ao estilo de vida e ter bons resultados.
Quais são os biotipos?
Existem 3 biotipos, cada um com suas particularidades e necessidades diferentes para manter a boa forma. A seguir, confira as características deles.
Endomorfo
O biotipo endomorfo é caracterizado por ter o corpo mais largo e membros curtos. Fora isso, têm facilidade para ganhar peso, já que o metabolismo é mais lento que os outros.
As pessoas que apresentam o biotipo endomorfo têm facilidade para ganhar massa muscular e dificuldade para perder gordura. Dessa maneira, a dieta deve ser mais restrita e os treinos precisam incluir exercícios aeróbicos, que são responsáveis por queimar gordura corporal e emagrecer.
Ectomorfo
Conhecidos por terem o metabolismo acelerado e dificuldade para ganhar peso, têm o corpo magro e esguio, com ombros estreitos e membros compridos.
Ao contrário do biotipo anterior, o ectomorfo perde peso rapidamente, mas não consegue ganhar massa muscular com a mesma facilidade. Por isso, a dieta pode ser mais relaxada, sem grandes restrições e com mais calorias por conta do metabolismo acelerado.
Para tanto, a utilização de suplementos hipercalóricos é uma ótima opção, visto que consumir grandes quantidades de alimentos pode não ser viável. Além disso, os exercícios devem ser voltados para o ganho de massa muscular.
Mesomorfo
Os mesomorfos apresentam o copo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos. Tem visual atlético, pouca gordura abdominal, tronco desenvolvido e cintura estreita.
Assim como o mesomorfo tem facilidade para aumentar a massa muscular, ele tem também para queimar calorias e perder gordura corporal, respondendo muito rápido aos estímulos da alimentação e dos exercícios. Por isso mesmo, tanto a dieta quanto os treinos não têm grandes exigências para obter bons resultados.