resumo sobre nutrição e saúde
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando sabemos "o que comer" o corpo é saudável. Uma dieta apropriada é aquela que é adequada, balanceada e respeita variações individuais, atingindo todas as necessidades nutricionais de um indivíduo para manutenção, reparação, processos diários, crescimento e desenvolvimento .Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável. Os avanços na nutrição transformam a rotina do ato de comer em uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de vida, analisando os nutrientes e como eles podem beneficiar o funcionamento do organismo de cada indivíduo.A qualidade de vida está relacionada a diversos fatores, mas nenhum deles é tão importante para a manutenção da saúde quanto a alimentação.
A nutrição tem início na vida intrauterina, por isso é imprescindível que a gestante receba uma alimentação adequada, já que a mãe transfere para o bebê os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
Na primeira infância ocorrem muitas transformações na criança e de forma bastante rápida. Consequentemente, carências nutricionais nesta fase podem ser responsáveis por danos irreparáveis. As principais estão relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, prejudicando o aprendizado escolar, e a formação óssea, alterando o processo de crescimento e podendo ocasionar deformidades ósseas e baixa estatura, visto que esta é a principal fase de absorção de cálcio pelo organismo.
O alimento deve ser o principal meio de suprir nossas necessidades nutricionais de vitaminas, minerais e macronutrientes, tais como proteínas. O uso de suplementos deve ocorrer de forma criteriosa e somente sob prescrição médica ou nutricional.A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser estimulada desde a mais tenra infância, privilegiando alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. Atualmente, com o dia a dia corrido, as pessoas acabam optando por alimentos industrializados, como os congelados, enlatados e embutidos, aumentando o consumo de sódio, gorduras e conservantes, o que acarreta o grande aumento de peso da população e a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo a diabetes, hipertensão e obesidade.