Filosofia, perguntado por marinalva2013ca, 1 ano atrás

resumo sobre Montesquieu


marinalva2013ca: resumo sobre Montesquieu

Soluções para a tarefa

Respondido por carolfc
70
Montesquieu (1689-1755) nasceu perto de Bordéus,na França. Filho d familia nobre seu nome era Charles-Louis de Secondat,barão de la Bréde e posteriormente barão de Montesquieu.Recebeu formaçao iluminista com os padres oratorianos e cedo se tornou critico severo e ironico da monarquia absolutista decadente. Sua obra mais importante foi,O espirito das leis,que trata das instituiçoes e das leis.
Respondido por ar6002
10

Resposta:

Montesquieu (1689-1755) foi um filósofo social e escritor francês. Foi o autor de "Espírito das Leis". Foi o grande teórico da doutrina que veio a ser mais tarde a separação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. É considerado o autêntico precursor da Sociologia Francesa. Foi um dos grandes nomes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau.

Charles-Louis de Sécondat, conhecido como Montesquieu, nasceu no castelo de La Brède, perto de Bordeaux, França, no dia 18 de janeiro de 1689. Filho de nobres estudou no Colégio Juilly, onde fez sólidos estudos humanísticos.

Com 16 anos, Montesquieu ingressou no curso de Direito da Universidade de Bordeaux. Nessa época, frequentou os círculos da boêmia literária de Paris.

Com a morte de seu pai, Montesquieu herdou o título de Barão de La Brède. Mais tarde, herdou de um tio uma propriedade rural produtora de vinho, que manteve pelo resto da vida, e o título de Barão de Montesquieu.

Seguindo uma tradição familiar, em 1714, tornou-se conselheiro do tribunal provençal de Bordeaux, que presidiu entre 1716 e 1726, quando resolveu conhecer de perto as instituições políticas de outros povos, Montesquieu percorreu numerosos países em viagem de estudos e, atraído pelo modelo político britânico, permaneceu em Londres entre 1729 e 1731.

Perguntas interessantes