Geografia, perguntado por eduardanoronha, 10 meses atrás

resumo sobre mercantilismo, absolutismo, e formação das monarquias nacionais modernas, resumo de 2 folhas.

gente isso é história, desculpe, eu botei geografia!

me ajudemmm!✨​


lucastonk: É um resumo sobre os 3 assuntos?
eduardanoronha: simmm!
eduardanoronha: 2 folhas
eduardanoronha: triste

Soluções para a tarefa

Respondido por lucastonk
7

Resposta:

Oi, consegui fazer.

Umas partes eu peguei do meu livro e outras da internet mesmo.

Explicação:

O mundo fervilha com uma nova cultura, outras ideias, novos pensamentos. Nesse contexto, Portugal e Espanha são os primeiros países a se unificarem em um trono de um rei. São Estados fortes, prontos para as aventuras pelos mares, com isso se inaugurando a era das grandes navegações.

Dessa maneira, entra o mercantilismo, há varias maneiras de definir ele, mas todas envolvem palavras como: Estado, controle de economia, acúmulos de metais preciosos, etc.  Foi uma política econômica que se caracterizou pela intervenção do Estado na economia, com o objetivo de aumentar a sua riqueza. Entretanto, era necessário algumas regras para o cumprimento dessa pratica como: A balança comercial, necessidade de exportar mias do que importar, o protecionismo, proteção do mercado interno, a intervenção estatal, a fim de garantir o fortalecimento da economia, e entre outros. Ademias, os europeus estabeleceram dois modelos, sendo o primeiro de Colônias de exploração: estavam sobre o controle da metrópole, e o segundo era as colônias de povoamento: reproduzia a condição de vida.

Por outro lado, observa-se o Absolutismo, que foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação. O poder dos reis durante a Idade Média era considerado limitado em comparação com o período absolutista, pois havia muita fragmentação política e a influência do rei dependia de uma relação de vassalagem, na qual a troca de favores entre reis e nobres garantia o poder real.

Com o poder concentrado no rei, cabia a ele a criação de impostos, determinação e imposição das leis, garantir a segurança do reino, sufocar rebeliões e revoltas e impedir invasões e ataques estrangeiros. Para que isso acontecesse de forma eficiente, foi criada toda uma estrutura administrativa para auxiliar os reis em suas várias obrigações.

Varios teoricos deram suporte ideologico para esse regime como: Nicolau Maquiavel, o rei deve utilizar todos os seus meios para governar e Thomas Hobbes, o rei deve ter sua autoridade limitada.

Portando, A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental.  Ademais,

os principais exemplos de monarquias nacionais são a portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

O processo ocorreu de maneira similar nos países europeus, mas em tempos distintos. Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha, sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Por sua parte, na Espanha, França e Inglaterra, a formação dos Estados Nacionais teve início no século XV.

Na Espanha ocorreu a partir da união dos reinos de Aragão e Castela e seu apogeu aconteceu durante o reinado dos Habsburgo. Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos).

Na França, considerada o modelo do absolutismo europeu, esse processo se deu ao longo do reinado das Dinastias Capetíngia e Valois. No entanto, será a Dinastia Bourbon que consolidará os monarcas absolutistas da França.

Sendo esse um processo histórico que permeou toda a Europa Ocidental, a ascensão das autoridades monárquicas foi claramente observada entre os séculos XII e XV. O auge desse tipo de governo foi vivido entre os séculos XVI e XVII, mas logo foi desestabilizado pelas críticas e revoluções liberais iniciadas no século seguinte.


eduardanoronha: meu deusssss
eduardanoronha: mt obrigado!!!!❤
Respondido por marianafmax5
1

oiii, vc tem Instagram? O meu é: @marianaferreira510 ✨

Perguntas interessantes