Biologia, perguntado por FeN3X, 6 meses atrás

Resumo sobre luta com a malária; mínimo de 15 linhas

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por leilakarolinagf
2
O Dia Mundial da Malária é uma comemoração internacional comemorada todos os anos em 25 de abril e reconhece os esforços globais para controlar a malária. Globalmente, 3,3 bilhões de pessoas em 106 países correm o risco de contrair malária.
Respondido por tbmnaoseinada
3
A malária é uma doença causada por protozoário que é transmitida principalmente pela picada da fêmea de algumas espécies de mosquitos do gênero Anopheles, os quais são chamados popularmente de mosquito-prego, carapanã, bicuda, entre outros. Como sintomas da doença, podemos citar febre alta, calafrios e sudorese, sintomas esses que aparecem geralmente em padrões cíclicos. A doença, se não tratada adequadamente, pode levar a pessoa à morte, sendo considerada um grave problema de saúde pública. Entretanto, é importante lembrar que o tratamento é eficaz, seguro e é oferecido gratuitamente pelo SUS.

A malária apresenta um período de incubação de 7 a 14 dias, porém isso varia de acordo com o agente causador, podendo chegar a meses. O paciente com malária apresenta sintomas como calafrios, sudorese e febre, que pode atingir valores superiores a 40 ºC. Os sintomas geralmente surgem em padrões cíclicos, a depender do agente causador. Também podem ocorrer dor de cabeça, dor muscular, náusea e vômitos.

A gravidade da doença é variável e depende de fatores como a espécie de protozoário e a quantidade de parasitas no corpo. Dentre os grupos mais sujeitos às formas graves da malária, destacam-se gestantes e crianças. Na malária grave, o paciente pode apresentar anemia, icterícia, hemorragias e coma. A doença pode levar à morte se não tratada adequadamente.
Perguntas interessantes