Física, perguntado por isa983438, 1 ano atrás

Resumo sobre lente e espelho.


Me ajudem, por favor!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por drikasantosferreira
7

Resposta:

Espelhos: são superfícies polidas que refletem luz.

Exemplos de espelhos: uma colher e uma concha de metal polida, o espelho retrovisor dos automóveis, calotas de rodas, espéculos (instrumentos espelhados utilizados por dentistas).

A maioria dos espelhos é plana ou esférica:

Espelhos planos: é uma superfície polida plana, o espelho plano forma imagens virtuais. Imagem virtual é aquela que se forma “atrás” do espelho.

As imagens em dois espelhos planos: dois espelhos planos, retangulares e dispostos em ângulos podem formar muitas imagens de um mesmo objeto.

O número de imagens depende do ângulo entre os espelhos. Quanto menor o ângulo, maior o numero de imagens.

Espelhos esféricos: uma calota esférica de superfície polida. Eles podem ser côncavos ou convexos. Nos côncavos a face refletora é a interna, nos convexos a face refletora é a externa.

Lentes: é um sistema óptico transparente que possui duas superfícies, sendo uma delas, pelo menos, curva, quase esférica. Costuma-se utilizá-la para alterar as dimensões aparentes de um objeto. Lupas, óculos e lentes de contato são exemplos de lentes. Telescópios e microscópios são instrumentos que utilizam lentes.

Há dois tipos de lentes: convergente e divergente. Sendo feitas de material transparente, os raios luminosos atravessam as lentes para formar a imagem do objeto. Vai depender do tipo da lente (se é convergente ou divergente) a da posição do objeto em relação á lente.

Lentes convergentes: é aquela que concentra o feixe de luz. Na lente convergente o foco é real, ou seja, pe formado diretamente pelos raios de luz que atravessam a lente.

A imagem nas lentes convergentes: a imagem depende da posição do objeto em relação a elas.

Lentes divergentes: é aquela que dispersa os raios incidentes. As lentes divergentes funcionam de forma semelhante aos espelhos convexos.

Respondido por Nanda9019
4

Resultados da pesquisa

Trecho da Web em destaque

Assim como acontece com os espelhos, as lentes também possuem seus raios particulares, que são úteis na determinação gráfica das imagens. Todo raio de luz que incide no centro óptico não sofre desvio. Todo raio que incide paralelamente ao eixo principal refrata em um direção que passa pelo foco imagem principal.

Perguntas interessantes