Resumo sobre intra-empreendedora
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ideia central do intraempreendedorismo é estimular os funcionários a pensar e agir como empreendedores, valorizando o olhar individual de cada um e as ideias que surgem no ambiente interno da empresa.
Para que você entenda melhor, aqui vai um exemplo de empreendedorismo e uma comparação com o intraempreendedorismo.
Imagine um profissional de tecnologia da informação que trabalha em uma empresa de software “A”. Nessa empresa, ele percebe que os clientes têm uma dor não atendida e que representa uma oportunidade. Com essa informação, ele sai da empresa e começa seu próprio negócio, tentando oferecer uma solução para essa dor como diferencial competitivo. Esse é um exemplo clássico de empreendedorismo.
Leia também: Effectuation: lógica que desafia o empreendedorismo tradicional
Agora, imagine que esse mesmo profissional pegue a informação que ele coletou a partir de suas observações. Então, sob a supervisão do seu gestor e com a colaboração do resto da equipe, ele desenvolve um projeto para que a empresa “A” possa atender essa dor dos clientes.
Com isso, a empresa em que ele trabalha consegue inovar, o que é bom para os seus resultados em geral. Esse é um exemplo de intraempreendedorismo.
Perceba que a base dos dois é a mesma: a observação de riscos e oportunidades, e o desenvolvimento de soluções.
O que difere é o que o colaborador decide fazer com sua visão: usar para si mesmo ou colocar a serviço da organização em que trabalha. E nenhuma das duas alternativas é errada, mas não é preciso ser um gênio para entender qual delas a empresa deve preferir...
Explicação: