História, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

resumo sobre idade moderna: absolutismo e mercantilismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por camlyvaf
12

Resposta:

Absolutismo Com o fim da Idade Média, a política começou a ser centralizada pelos reis por causa de sua figura de autoridade e controle. A intenção da burguesia era que houvesse um monarca para controlar o território, já que haviam muitas revoltas camponesas.

Assim, burgueses e nobres ameaçados pela população, apoiavam os reis, e em troca, estes investiam nos tribunais de justiça, na organização do seu reinado, na segurança e na unificação da moeda e dos impostos. Apesar do rei comandar, ele também deveria obedecer costumes e tradições rígidas da época, bem como os sistemas burocráticos que envolviam as relações entre a população e outras nações. Um exemplo disso, é a de diplomata, o rei estimulava os casamentos entre diferentes reinados visando a expansão dos territórios e o aumento das riquezas.

Apenas uma pequena parte da população era privilegiada pelo sistema, que era o clero, a burguesiae a nobreza. Eles eram mantidos através dos impostos e taxas pagas pela população pobre e quem não estivesse de acordo com as ordens poderia até ser morto pelos exércitos do rei.

Na Europa, surgiram os Estados Nacionais, também conhecidos como monarquia. Esses Estados, eram países que se uniam por possuírem as mesmas tradições, língua, costumes e história. O Estado Absolutista era formado politicamente por assembleias representadas pelo clero, a nobreza e a burguesia. Quando o rei precisava de auxílio na tomada de decisões, ele se reunia com a assembleia. Nesse contexto, o rei não era dominado pela igreja, como acontecia na Idade Média, mas ele foi uma figura importante para disciplinar e controlar o estado, já que o sistema feudalista aos poucos se acabava.

Mercantilismo: Mercantilismo é o conjunto de práticas e idéias econômicas desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O nome mercantilismo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776. O mercantilismo tinha por objetivo fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos.

Perguntas interessantes