resumo sobre formação sociocultural e ética
Soluções para a tarefa
As características do Brasil Colonial e o processo de colonização explorador e violento que vivenciamos são essenciais à compreensão da nossa sociedade, isto é, ao reconhecimento dos elementos étnicos que nos permeiam e à superação das inúmeras mazelas sociais que até os dias de hoje nos assolam.
Temos que inicialmente destacar que é fator constituinte básico da sociedade colonial brasileira a presença de três elementos étnicos fundamentais: o branco, o negro e o índio – numa convivência marcada por inúmeros conflitos e desigualdades.
A FAMÍLIA PATRIARCAL
O primeiro ponto a se ressaltar nas famílias coloniais é a sua referência patriarcal. A base das famílias era o patriarca, que não só exercia poder sobre os seus subordinados, mas também definia o destino de todos os outros entes: determinavam com quem as filhas iam se casar; preparavam os filhos para assumir as suas funções no futuro, como herdeiros legítimos, ou mesmo lhes indicava a profissão (cargo público ou o bacharelado); e submetiam as esposas, que não tinham nenhum tipo de direito, apenas aos afazeres domésticos e à procriação – não lhes permitindo nenhuma participação sobre as decisões representativas da família.
ETNIA
A etnia, ou grupo étnico, divide uma uniformidade cultural, com as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento.
Pesquisadores da etnicidade também consideram as características genéticas como sendo étnicas. A ideia não é consenso, mas é principalmente entendida enquanto parte da construção social do indivíduo.
Por exemplo, os descendentes de japoneses no Brasil que se sentem pertencentes à etnia nipônica por ter os olhos característicos dos orientais daquela região, ou os afro-descendentes que se identificam com os grupos étnicos africanos por aspectos físicos que vão além da cor da pele, e passam também pelo formato do nariz, dentes, estrutura corporal, e etc.
ETNIA BRASILEIRA
As etnias brasileiras são variadas, com influência direta do processo de imigração que o país sofreu. Entre os tipos de etnias que compõem as etnias brasileiras, estão os negros africanos, os portugueses, os holandeses, os italianos, os japoneses, os árabes, além dos nativos indígenas do nosso território.